Nova medida adotada pela empresa tenta evitar a disseminação de informações e notícias falsas entre os seus usuários.
O WhatsApp anunciou nesta semana mais uma mudança no recurso de encaminhamento de mensagens para tentar evitar a disseminação de informações e notícias falsas entre os seus usuários.
“Há alguns anos adicionamos um recurso ao WhatsApp que te permite encaminhar uma mensagem para várias conversas de uma vez. Hoje, estamos lançando um teste para limitar o encaminhamento que irá se aplicar a todos usando o WhatsApp”, anunciou a empresa em um post publicado nesta quinta, 19/7, no seu site.
Desta forma, os usuários do WhatsApp a partir de agora só poderão encaminhar mensagens/fotos/vídeos recebidos pela plataforma para até 20 contatos de uma vez.
Medidas mais duras na Índia
Na Índia, onde foram registrados diversos linchamentos recentes por conta de conteúdos falsos espalhados pelo app, as mudanças serão ainda mais significativas.
Esse limite de encaminhamento será menor, de forma que os usuários do país poderão encaminhar as mensagens para apenas cinco pessoas de uma vez.
Além disso, o WhatsApp irá retirar o botão de atalho para o encaminhamento de mensagens em seu aplicativo naquele país. Em seu site, a empresa diz que a Índia é “onde as pessoas mais encaminham mensagens, fotos e vídeos do que em qualquer outro país do mundo”.
Aviso sobre encaminhamento
Vale lembrar que há apenas alguns dias o WhatsApp lançou um recurso que avisa aos usuários quando eles recebem uma mensagem encaminhada. No post para anunciar essa ferramenta, a companhia diz: “seja cuidadoso com o que você compartilha”.
Sinalizando Mensagens Encaminhadas
A partir de hoje, o WhatsApp vai indicar quais das suas mensagens recebidas foram encaminhadas a você. Esta indicação extra tornará conversas individuais e em grupo mais fáceis de serem seguidas. Ela também lhe ajudará a determinar se um amigo ou familiar realmente escreveu a mensagem que enviou ou se a mesma veio originalmente de outra pessoa. Para visualizar a nova etiqueta de “encaminhada”, é necessário ter a atualização mais recente do WhatsApp no seu telefone.
O WhatsApp se importa profundamente com a sua segurança. Encorajamos você a pensar com cuidado antes de compartilhar mensagens encaminhadas. Lembre-se de que você pode bloquear ou denunciar um contato como spam em um simples toque e que também pode sempre contatar o WhatsApp diretamente para ajuda. Para mais informações, por favor, visite nossa página de Dicas de Segurança do WhatsApp.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo