UFRRJ realiza abertura da Semana Rural 2024 em Seropédica
4 de junho de 2024

Foi realizado nesta terça-feira (4), a abertura da Semana Rural 2024, com a apresentação do Coral da Melhor Idade de Seropédica, dirigido pelo Maestro João Marcelo. Logo a seguir houve apresentação do Projeto Orquestra Jovem da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, sob direção do Maestro Adriano.

Foi montado a Mesa de Abertura Presidida pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) professor Dr. Roberto de Souza Rodrigues, o Vice-reitor professor Dr. César Augusto Darrós, a Pró-reitora Adjunta de Extensão professora Dr. Edileusa Dias, o Deputado Federal Marcelo Queiroz (PP), o Diretor do Instituto de Zootecnia professor Dr. Nivaldo de Faria Santana, a Vice-prefeita de Seropédica, Vandrea Furquim.

O Magnifico Reitor o Professor Dr. Roberto de Souza Rodrigues em suas palavras pede um minuto de silencio pelo falecimento da professora Andrea Luiza Gonçalves Martinho, do Departamento de Matemática da UFRRJ. A seguir fez um agradecimento especial pelo apoio da Prefeitura de Seropédica, e ao Vice-reitor professor Dr. César Augusto Darrós, que tem ajudado a conduzir a Universidade nesse momento, ele é referência nacional, referente à assistência estudantil. Foi coordenador do FONAPRACE, que é o fórum de Reitores ligados à assistência estudantil de todo o país, e defendeu e participou muito ativamente do processo de confirmação e consolidação do programa PNAES.

“O trauma da pandemia nos levou a um momento de reclusão muito grande, e quando retornamos ao convívio social, precisávamos, e precisamos ainda, nos firmar psicologicamente e socialmente dentro da nossa sociedade. Quando lá atrás, há cerca de 2 anos, sentei com algumas pessoas e depois com o professor Nivaldo e professora Edileusa, pensamos na Semana Rural. E já pensávamos em tê-la como algo que pudesse se tornar uma tradição para nossa Universidade. E estamos agora no segundo ano da Semana Rural. Não foi por acaso nem por passe de mágica. É importante que se diga isso. Dentro do setor público, paciência, perseverança e manter-se acreditando é fundamental para que as coisas aconteçam. E a Semana Rural é justamente o resultado dessas etapas. Dizer que vai resolver problema de uma universidade pública, de uma instituição pública, num passe de mágica, isso não existe”, ressaltou o reitor Roberto Rodrigues em sua fala de abertura”.

O deputado federal Marcelo Queiroz ressaltou a honra de estar presente num evento do porte da Semana Rural. “Hoje a visita tem um motivo especial, eu fui eleito representante da causa dos animais e qualquer deputado que tenha essa causa não pode estar desvinculado da principal universidade do país nesta área, que a Universidade Rural”. Em seguida, a vice-prefeita Vandrea Furquim do município de Seropédica elogiou o trabalho e o comprometimento de todos os envolvidos na Semana Rural.

O Professor Nivaldo destacou; “Um agradecimento especial ao reitor Roberto, que concebeu a ideia da Semana Rural e nos confiou a sua organização e nos forneceu suporte irrestrito para a organização do evento”. “Gostaria de agradecer e parabenizar a adesão maciça da comunidade acadêmica à Semana Rural. Mesmo com a greve dos servidores, foram cadastradas cerca de 200 ações de extensão envolvendo milhares de servidores e discentes de todas as áreas do conhecimento, de todos os campus e Institutos da Universidade. A nossa Universidade é centenária e já foram realizados grandes eventos de extensão ao longo de sua história. Temos mais de 110 anos. Aqui mesmo na entrada deste auditório existe uma placa de 1957 homenageando os organizadores da 10ª Semana do Fazendeiro. A Semana Rural, no entanto, é algo novo e revigorado. Temos uma tradição agrária, mas nosso presente é multidisciplinar e multicampi. Isso nos fortalece e nos permite oferecer à sociedade um evento de extensão completo, abrangendo todas as áreas do conhecimento. Eu acredito na força dessa ideia e acredito que a Universidade saberá, coletivamente, lapidar essa ideia e construir ano a ano uma Semana Rural à altura de nossa Universidade”, concluiu Nivaldo.

Durante a abertura do evento foi realizado alguns agradecimentos; a Companhia de Desenvolvimento de Maricá, juntamente com a Prefeitura de Maricá pelo apoio que nos foi dado. A presença do Senhor Felipe Brasil Subsecretário de Agricultura Pecuária Pesca e Abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, o Sr. Rodrigo Takara diretor da Fiperj. Aos apoiadores Adapt-Link, Pitoresco Eventos, Colégio e Curso Zero Um, a Gran Fino, a Bicho Puro, Shopping Rural e a Empresa Gás Verde.

Foi realizado agradecimentos também pela presença do Sr. Felipe De-Lorme Diretor Administrativo da Fundação de Apoio a Pesquisa Científica e Tecnológica da Universidade Rural do Rio de janeiro e Fernando Brumer Secretário Executivo da Fapur, agradecer a presença da Sra. Dra. Cristiane Amâncio chefe da Embrapa Agrobiologia. A Secretária de Meio Ambiente do município de Seropédica, Flávia Constantino, e o Secretário de Comunicação e Eventos, Alexandre Rafael.

Exposição de Orquídeas e Bromélias

 

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: