Rio Guandu lança sistema de monitoramento
Principal fonte de abastecimento de água da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o Rio Guandu passa a contar com uma ferramenta de acompanhamento da situação da Bacia Hidrográfica. Está em funcionamento desde 11 de janeiro o Sistema de Informações Geográficas e Geoambientais das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (SIGA-Guandu).
De acordo com a diretoria do Comitê Guandu, com o Sistema é possível acompanhar a vazão e o nível dos reservatórios e dos pontos de monitoramento das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim. Os dados mais recentes indicam que o nível equivalente dos reservatórios do Rio Paraíba do Sul, que abastecem o Rio Guandu, está em 26,24% – aproximadamente 20 vezes maior que o mesmo período do ano passado.
Também são disponibilizados relatórios diários e semanais dos reservatórios, link para acessar dados de telemetria no site da Agência Nacional de Águas (ANA), informações de previsão do tempo para cada um dos 15 municípios que compõem a bacia, entre outras informações técnicas.
Segundo o Comitê Guandu, a iniciativa também visa auxiliar na tomada de decisões. Dentre as características do SIGA-Guandu destacam-se o gerenciamento, monitoramento e consulta de informações. “Nossa meta é garantir à sociedade o acesso às informações e, principalmente, possibilitar uma coordenação unificada da bacia hidrográfica”, disse o Diretor Geral do Comitê, Julio Cesar O. Antunes.
O SIGA-Guandu pode ser acessado no endereço: http://www.sigaguandu.org.br/saibaMais
O Comitê Criado pelo decreto estadual nº 31.178, de 3 de abril de 2002, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim é um órgão deliberativo – um tipo de fórum – que reúne a sociedade para discutir iniciativas em favor dos recursos hídricos na Região Hidrográfica II.
Os municípios que fazem parte da RH-II são: Barra do Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Paracambi, Piraí, Queimados, Rio Claro, Rio de Janeiro, Seropédica e Vassouras. |
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post