Quem pretende curtir o Réveillon 2020 em Copacabana ou em demais áreas da orla carioca indo de metrô, poderá comprar os bilhetes exclusivos a partir do próximo dia 09/12.
Desta vez, o MetrôRio vai colocar à venda 158 mil cartões, 5 mil a mais que no ano passado. Eles serão divididos por horários distintos de embarque.
Os bilhetes serão vendidos até o dia 25/12, das 10h às 21h, nas seguintes estações:
- Pavuna
- Uruguai
- Central
- Carioca
- Siqueira Campos
- Jardim Oceânico
A partir do dia 26/12, a venda acontece apenas nas bilheterias especiais da estação Carioca, no mesmo horário.
Todos os cartões são individuais. Os de ida e volta serão vendidos por R$ 9,20 no total. Já os bilhetes somente de ida ou de volta, custarão R$ 4,60, isto é, o mesmo valor da tarifa tradicional do MetrôRio. Cada pessoa tem direito à compra de até 10 cartões.
Acontecendo pelo 22º ano consecutivo, a operação especial do MetrôRio garante a locomoção à virada de ano na Praia de Copacabana, um dos principais Réveillons do mundo.
Na ida, os clientes terão 5 opções de horários previamente definidas (entre 19h e 00h), que deverão ser escolhidas no ato da compra. Os cartões terão cores diferentes, referentes aos respectivos horários.
Já na volta, o embarque acontece sem horário pré-determinado, sendo possível das 00h às 05h.
Horários possíveis para embarque no Réveillon:
- 19h às 20h: Cartão verde-claro (ida) e verde-escuro (ida e volta);
- 20h às 21h: Cartão azul-claro (ida) e cartão azul-escuro (ida e volta);
- 21h às 22h: Cartão rosa-claro (ida) e cartão rosa-escuro (ida e volta);
- 22h às 23h: Cartão amarelo (ida) e cartão laranja (ida e volta);
- 23h à 00h: Cartão lilás (ida) e cartão roxo (ida e volta);
- 00h às 05h: Cartão cinza.
Em 31/12, os bilhetes unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, assim como os cartões da RioCard (Bilhete Único e Vale-Transporte) e o sistema de pagamento por aproximação (NFC), só serão aceitos até às 19h, exceto nas estações General Osório, Cantagalo e Siqueira Campos, onde poderão ser utilizados até às 23h59 do mesmo dia.
Os bilhetes unitário, pré-pago e Giro do MetrôRio, os cartões da RioCard e o pagamento com tecnologia NFC voltam a valer a partir das 07h do dia 01/01.
Em relação às gratuidades, pessoas portadoras de necessidades especiais, menores de 6 anos acompanhados de um adulto que possua um cartão válido e maiores de 65 anos deverão apresentar um documento oficial de identificação para o embarque nas estações durante a Operação Especial de Réveillon.
Apresentando o documento, os agentes de segurança vão liberar a entrada no sistema. Clientes que tenham mobilidade reduzida deverão dar preferência à estação Siqueira Campos na ida e na volta.
Fonte: Diário do Rio
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo