As informações sobre os radares de controle de velocidade nas estradas e rodovias do Estado do Rio poderão ser obrigatoriamente divulgadas na internet. É o que determina o projeto de lei 1.357/16, do deputado Thiago Pampolha (PDT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em primeira discussão nesta terça-feira (20/08). O texto ainda precisa ser aprovado em segunda discussão pela Casa.
A proposta vale para todas as rodovias do Rio, sejam as administradas pelo Governo do Estado, pelo Governo Federal ou por empresas privadas, determinando que sejam divulgadas na internet as localizações dos radares e os respectivos limites de velocidade de cada aparelho. O Poder Executivo deverá regulamentar a medida caso aprovada.
Pampolha afirmou que o objetivo é auxiliar os motoristas e evitar multas injustas. “A sinalização de trânsito em nossas vias, de um modo geral, é deficiente e em alguns casos contraditória, deixando muitas vezes o motorista em dúvida sobre qual velocidade passar em determinados trechos. Normalmente, a placa indicadora do limite de velocidade não existe ou é instalada em local inadequado, prejudicando a sua visualização e servindo como verdadeiras armadilhas para os motoristas”, ressaltou.
Fonte: Diário do Rio
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo