Votações estão marcadas para a tarde desta terça e serão comandadas pelos presidentes recém eleitos das duas casas
-
Os deputados elegeram Arthur Lira (PP-AL) presidente da Câmara, mas ainda não definiram quem ocupa os demais cargos da Mesa-Diretora
-
O grupo de Lira alega que o PT perdeu o prazo para se unir ao bloco de Baleia Rossi (MDB-SP), o que daria ao bloco do presidente eleito mais cargos na mesa
-
No Senado, o presidente eleito foi Rodrigo Pacheco (DEM-MG), aliado de Jair Bolsonaro, assim como Lira
O deputado federal Arthur Lira (PP-AL) foi eleito nesta segunda-feira (1º) presidente da Câmara dos Deputados e ficará no comando da Casa pelos próximos dois anos, até 2023.
Lira recebeu 302 votos, mais que o dobro do segundo colocado, Baleia Rossi (145 votos) e mais que a metade dos 505 votantes. Com isso, a vitória foi definida já no primeiro turno.
Líder dos partidos do Centrão, que fazem parte da base do governo na Câmara, o deputado tinha o apoio do Palácio do Planalto. O resultado representa uma vitória política do presidente da República, Jair Bolsonaro, que trabalhava para ter um aliado no comando na Casa.
Além de definir as pautas de votação do plenário, o presidente da Câmara tem a prerrogativa de decidir, sozinho, se abre ou não um processo de impeachment para afastar o presidente da República.
Há 13 horasO primeiro ato de Arthur Lira foi anular a votação para os demais cargos da Mesa Diretora e determinar a realização de uma nova eleição. O novo presidente da Câmara cancelou a formação do bloco que apoiou seu adversário, Baleia Rossi, por entender que o registro foi feito fora do prazo. Esse registro havia sido aceito por Maia, atitude que desagradou Lira e seus aliados.
Lira definiu prazo até as 11h desta terça (2) para a escolha dos candidatos e até as 13h para o registro das candidaturas. A eleição foi convocada para as 16h.
Cargos na Mesa Diretora são distribuídos de forma proporcional entre os blocos.
Há 13 horasEm seu 1º discurso após ser eleito presidente da Câmara, Lira defendeu um diálogo amplo e a independência do Legislativo. Destacou a importância da vacinação contra a Covid e o equilíbrio das contas públicas.
“Temos que examinar como fortalecer nossa rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar, vacinar o nosso povo. Temos que buscar o equilíbrio das nossas contas públicas”, disse.
Afirmou ainda que irá procurar o também recém-eleito presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para articular a votação de uma pauta emergencial.
“Irei propor ao novo presidente do Senado uma ideia geral, que chamo de pauta emergencial para encaminharmos os temas urgentes.”
Lira cumprimentou Rodrigo Maia e disse que “a história irá julgar” o legado do deputado do DEM como presidente da Câmara.
Há 13 horasArthur Lira é eleito com 302 votos, contra 145 de Baleia Rossi. Votaram 503 deputados.
O que acontece agora?
Os deputados votam em cabines instaladas nas dependências da Câmara. Ao contrário do Senado, o processo é eletrônico.
Eles são chamados em grupos de 5, em ordem alfabética.
Ganha quem conseguir os votos de mais da metade dos deputados presentes. Se ninguém chegar lá, haverá segundo turno entre os dois mais votados.
Fonte: G1
Deixe a sua opinião sobre o post