Além da falsa pendência, outras mensagens fraudulentas – também espalhadas via-email – indicam a disponibilização para download do programa da declaração do Imposto de Renda, a necessidade de envio de uma declaração retificadora ou a existência de valores residuais de restituições do Imposto de Renda a serem recebidos pelo destinatário. Todas trazem links com códigos maliciosos ou sites falsos (phishing), que visam a apropriação indevida de informações bancárias da vítima.
A Receita esclarece que não manda mensagens via e-mail sem a autorização do contribuinte, nem autoriza terceiros a fazê-lo em seu nome. A única forma de comunicação eletrônica é por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), localizado em sua página na Internet.
A orientação ao internauta que se deparar com esse tipo de mensagem é não abrir arquivos anexados, nem acionar links para endereços da Internet ou respondê-los,excluindo imediatamente o e-mail.
Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet ou entrar em contato com o Receitafone (146).
Fonte: Rui Maciel – http://noticias.softonic.com.br/golpes-virtuais-receita-federal-internautas
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post