O Aniversario de mestre Marcão foi comemorado em uma Roda de Capoeira no bairro Oiticica em Campo Grande, Rio de Janeiro, com a participação de 10 Associações de Capoeira. Marcão completa 41 anos de vida e 35 anos de Capoeira.
O Mestre Marcão estava muito feliz, varias associações estiveram presentes, de variados Bairros e Municípios do Rio de Janeiro: Jacarepaguá, Santa Cruz, Magarça, Caxias, Bento Ribeiro, Gardênia Azul, Seropédica da União Costa Verde. Marcão explica que o Grupo Ginga Firme Capoeira tem 7000 membros em todo mundo, Brasil, Malásia, Indonésia e Timor Leste.
Mestre Marcão fala que este trabalho é social e um meio de transformar vidas. “A capoeira é uma arte afro-brasileira, que mescla luta, dança, musicalidade e cultura dos negros africanos que haviam sido trazidos ao Brasil por conta da escravidão. Esta cultura e bem aceita em outros países porque além de ensinar a defesa pessoal em o ritmo da música, atrai os povos estrangeiros a querer praticar. A Capoeira ensina a ser mais tolerante, um filho melhor, um pai melhor, um marido melhor, ela ajuda a educar o corpo e a mente” destaca Marcão.
No evento esteve presente um dos padrinhos do grupo, morador de Seropédica, conhecido carinhosamente como Xandão. “A capoeira faz clara distinção entre defesa e ataque e quem pratica essa atividade não é estimulado a “sair atacando”, mas, sim, a olhar, refletir e, se for necessário, saber agir de modo a cuidar da própria defesa. Isso torna a capoeira um excelente meio de aprendizado para as crianças que tendem a entender de forma mais rápida e lúdica que a violência não vale a pena, as crianças que são agressivas vem para o nosso meio e se tornam crianças calmas e obedientes” comemora Xandão.
A capoeira desenvolve o respeito, a tolerância. “No caso das crianças, especialmente, com essa atividade elas aprendem, por exemplo, que precisam ter cuidado com o movimento que pretendem fazer para não machucar o outro; entendem que a atividade acontece entre todos independentemente de uma maior habilidade ou da ausência dela por parte de um ou de outro” destaca o Munitor Blayd de Seropédica.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post