A IX Semana Acadêmica e a VIII Jornada Cientifica (Luz, Ciência e Vida), da FAETEC de Paracambi RJ, teve como Tema “A Ciência Alimentando o Brasil” sob Direção da Professora Sandra Mello e a Coordenadora Daniele Carvalho. O evento estudantil iniciou nesta última segunda-feira (17) e terminou nesta sexta-feira (21), onde foi apresentado vários projetos voltados a iniciação cientifica, pedagógica e cultural realizados pelos alunos e professores desta entidade de ensino.
Logo no início dos trabalhos, a Professora Letícia apresentou a Palestrante Bianca dos Santos Santana, que fez uma apresentação sobre outubro Rosa, com foco na prevenção do câncer de mama. “Cerca de um terço das mortes por câncer está ligada aos maus hábitos, como consumo de tabaco, álcool em excesso e alimentação gordurosa. Algumas dicas podem ajudar você a ter uma vida mais saudável” destaca Letícia.
A Professora de Inglês Irma Luz (Mia), com apoio do Professor de música João Tobias e do Saxofonista Fabrício dos santos Silva, fizeram um arranjo da Musica Hallelujah interpretada pela cantora Caroline Vieira, com a participação dos alunos de Inglês. (Vídeo abaixo).
Entre os projetos apresentados estavam comidas típicas de vários países do mundo, como: USA, Espanha, Peru, Argentina entre outros. Houve palestras que enriqueceram os trabalhos dos alunos, como também a oportunidade de demonstrarem o que aprenderam dentro das salas de aula.
Dentro da programação falava sobre os alimentos transgênicos que tem causado uma grande discussão em torno de suas vantagens e desvantagens. Dada a própria novidade da tecnologia da engenharia genética, os efeitos que os transgênicos poderão causar no organismo humano e no meio- ambiente, positivos ou negativos, a médio e a longo prazo ainda não são muito bem conhecidos.
Outro ponto interessante da programação foi sobre educação ambiental e a busca da correta deposição de sedimentos do lixo dentro do ambiente da FAETEC. Os sedimentos podem ser variados, como plásticos, papel, folhas das arvores, galhos etc.
Foi feito também um trabalho voltado a energia limpa, o aproveitamento da energia solar, eólica, onde a utilização da energia eólica comporta numerosas vantagens face às energias tradicionais e mesmo em comparação com outros tipos de energias renováveis, em função do seu maior desenvolvimento.
Devido aos sérios problemas que o Estado do Rio de Janeiro vem passando na área financeira e administrativa, a FAETEC está sendo uma das maiores prejudicadas, com risco de fechar suas portas, prejudicando a profissionalização de milhares de alunos. A FAETEC é uma das escolas técnicas, que é responsável pela implementação da política de Educação Profissional e Tecnológica pública e gratuita no Estado do Rio de Janeiro.
Atualmente, a FAETEC atende cerca de 300 mil alunos por ano em mais de 130 unidades de ensino, que somam a oferta no Ensino Técnico de Nível Médio, na Formação Inicial e Continuada na Qualificação Profissional e na Educação Superior.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo