Seropédica foi o primeiro município do país a receber o projeto Cinesolar, primeiro cinema móvel do Brasil que utiliza energia solar para exibir filmes
A segunda edição nacional do projeto Cinesolar, primeiro cinema itinerante que exibe filmes a partir da energia solar no Brasil, foi aberto no último dia 27 em Seropédica com apresentação do longa-metragem O Palhaço, de Selton Mello e O Menino no Espelho, de Guilherme Zenha. O local escolhido para a sessão gratuita de cinema foi o Anfiteatro Gustavo Dutra, localizado no Pavilhão Central daUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
Os alunos da Rede Municipal de Ensino de Seropédica assistiram a exibição dos filmes e os alunos dos 4° e 5° anos do Centro de Atenção a Criança e ao Adolescente (CAIC) Municipal Paulo Dacorso Filho participaram também de uma oficina de produção audiovisual.
O Cinesolar, que é patrocinado pela empresa Votorantim Cimentos, é um veículo equipado com placas que permitem converter a energia solar para elétrica, proporcionando a exibição de filmes e apresentações artísticas para o público. “O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, explica Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do CINESOLAR.
Cynthia Alario elogiou a organização e recepção do município ao projeto e explicou que a ideia do projeto é democratizar e ampliar o acesso ao cinema brasileiro para os lugares que não têm salas de cinema comerciais ou carência de equipamentos culturais.
A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Seropédica Lucia Baroni Martinazzo, agradeceu a UFRRJ por sempre abrir suas portas ao Município, a Votorantim Cimentos e a equipe do CINESOLAR por nos presentear com participação em tão importante projeto. “A democratização cultural está presente de forma marcante em nossa gestão. O panorama atual dos equipamentos culturais em nossa cidade é bastante amplo. Em breve teremos a inauguração do CCS/EMA (Centro Cultural Seropédica / Espaço Municipal de Artes) que disponibiliza um leque de atividades culturais. Queremos proporcionar o acesso à cultura e a equipamentos culturais a todos”, declarou.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post