A sua aposentadoria está em risco, alguma coisa tem de ser feita com urgência
5 de junho de 2019

O título da matéria que você acabou de abrir não está errado nem foi colocado apenas para chamar a sua atenção. A sua aposentadoria está em risco, sim. Aliás, já estava diante do rombo crescente da Previdência, mas agora essa ameaça ficou ainda mais iminente.

O motivo? Não há mais dinheiro para pagar, e já faz algum tempo. Em 2019, caminhamos para o sexto ano em que a soma de toda a arrecadação com impostos não é suficiente para cobrir as despesas do orçamento.

Antes que alguém me pergunte, a culpa não é dos gastos com o pagamento de juros da dívida, que nem sequer estão nessa conta. A propósito, a dívida pública vem crescendo justamente porque o governo precisa tomar crédito na praça para cobrir o rombo.

Apenas neste ano, serão necessários mais R$ 248 bilhões em empréstimos só para pagar despesas como as aposentadorias do INSS e os benefícios do Bolsa Família.

O problema é que a legislação proíbe a tomada de dívida para o pagamento das chamadas despesas correntes, que inclui as aposentadorias. Essa é a famosa “regra de ouro” das finanças públicas.

A solução definitiva para esse problema só vem com a reforma da Previdência. Enquanto ela não é aprovada, o governo precisa de autorização do Congresso para se endividar ainda mais e fazer frente aos pagamentos mais urgentes.

Por falar em urgência, o prazo limite para a aprovação seria 15 de junho. Mas o que fizeram os parlamentares? Suspenderam até a próxima semana a sessão que discutiria o assunto, por falta de acordo.

Temos de cobrar de nossos Deputados que não querem reduzir suas aposentadorias.