Veterinária da Rural, Saúde Global reuniu 250 voluntários em Seropédica
29 de outubro de 2017

Evento que já se tornou tradição no município de Seropédica, reuniu mais de 250 voluntários com foco para desenvolver ações de difusão de temas ligados à saúde animal, humana e ambiental.

A Prefeitura Municipal de Seropédica montou dois estandes da Vigilância Sanitária, um foi para vacinação de cães e gatos, onde foram vacinados 457 animais. No segundo estande sobre como eliminar o mosquito transmissor da Dengue, Zika, Chikungunya e a Febre Amarela.  

Adapt Link Internet - Black Friday

Segundo os organizadores, o objetivo principal do evento esse ano foi diferente dos anteriores. O foco em 2015 foi iniciar a articulação da Rural com a comunidade de Seropédica e em 2016 foi desenvolvido trabalho de prevenção de doenças em animais e zoonoses, com uma forte campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Esse ano, o projeto continua com essa proposta, informando à população de Seropédica e arredores sobre boas práticas no contato com os animais, doenças de potencial transmissão entre animal e homem e orientações sobre alimentos de origem animal, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário e pelos laboratórios do Instituto de Veterinária da UFRRJ.

A Coordenadora do Projeto “Veterinária da Rural, Saúde Global”, professora de Veterinária e Tutora do Grupo *PET Medicina Veterinária, Anna Paula Balesdent, agradeceu o apoio de todos e disse que esta é a 3º edição deste trabalho. “O projeto está acolhendo outros Grupos PET, são PET História, da Engenharia Química, o pessoal da Psicologia. O evento cresceu muito e ainda tem o nome Veterinária da Rural, Saúde Global, mas outros cursos estão ligados a este trabalho. No Grupo PET temos bolsistas com a função de desenvolver projetos de extensão, pesquisa e ensino. Com isso os alunos participam do projeto do MEC, Práticas Inovadoras em Medicina Veterinária, com a proposta para trazermos outras metodologias para que os alunos incorporem os conteúdos que a gente tem no ensino. Destaca Anna.                     

 *PET Programa do Governo (Programa de Educação Tutorial)

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O evento contou com cinco tendas: Tenda Auditório (onde ocorrerão mini palestras), além da Tenda Cidadania (focada em oficinas que tematizem a questão da cidadania), Tenda Vacinação (prática de vacinação antirrábica de cães e gatos), Tenda Infantil (voltada para atividades com crianças) e Tenda Exposição (que contou com a apresentação de peças de morcegos, carrapatos, etc).

As palestras foram bem diversificadas, com destaque para temas como bem-estar animal, câncer de mama em cadelas e gatas, obesidade, intoxicações, controle populacional de cães e gatos, fraudes em alimentos de origem animal e zoonoses, como raiva, esporotricose, entre outras. 

 Houve ainda a distribuição de plantas medicinais e aromáticas, diversas atividades de brincadeiras para as crianças, como a trilha da saúde, carrapato quente, exposição de parasitos e morcegos, apresentações de teatro, além de doação de brindes. 

 O “Saúde Global” ocorre anualmente no mês de outubro em função da Campanha “Outubro Rosa”, mês referente ao combate ao câncer de mama em mulheres, estendido também a prevenção de cadelas e gatas.  

O evento teve apoio: Prefeitura de Seropédica pela Vigilância Sanitária do município
Pró-reitoria de Graduação, Pró-reitoria de Extensão. 
Patrocínio: Seropec, Nestle Purina, MSD, Elanco, Brasmed, L’aqua, O Bom Francês, 
Camisamania, Colorwave, Dona Margarida, Café Italia, Supermercado Seropédica
Cunha Imobiliária, Farmácia Universitária, Espaço Natural,  Farmelhor.