Área foi doada nos anos 70, mas grupo empresarial quer espaço de volta.
O campus da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, corre o risco de ficar sem a sua sede. A área foi doada na década de 70 pela antiga Usina São José, mas o grupo que comprou a usina quer retomar o espaço.
Depois de várias decisões judiciais a favor dos empresários, a universidade agora pode ser despejada.
Segundo Jair Felipe, diretor do campus, importantes estudos da instituição estão ameaçados pelo possível despejo do terreno equivalente a 43 campos de futebol, ocupado, em parte, por laboratórios utilizados por pesquisadores do Norte e Noroeste do Rio.
Cerca de 80% da cana-de-açúcar produzida no Estado do Rio é do tipo RB, considerada mais resistente às doenças. Em Campos, o plantio dessas espécies foi possível graças aos estudos da UFRRJ.
“A gente busca os materiais que sejam mais resistentes ao nosso ambiente. O nosso ambiente é restritivo. Chove pouco, a produtividade cai. Então estamos selecionando materiais que possam atender essas dificuldades”, explicou o diretor.
Além das pesquisas relacionadas com a cana, são desenvolvidos outros 30 experimentos para melhoria de grãos e sementes, como o estudo de insetos para controle biológico, que é o controle de pragas que devastam plantações, técnica que minimiza o uso de agrotóxicos.
A direção da UFRRJ está negociando com instituições de ensino, autoridades locais e com os próprios donos do terreno um acordo para conseguir manter as pesquisas na região.
O RJ2 procurou o grupo empresarial responsável pelo local, mas não conseguiu respostas.
Fonte: G1 Norte Fluminense
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo