Projeto “Saúde Global” une UFRRJ e Prefeitura de Seropédica em dia de ações de prevenção de doenças transmissíveis entre animais e humanos, melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade
Evento organizado pelo PET Veterinária pretende atingir público de 2.000 pessoas esse ano
No próximo sábado, 15/09, a praça Nildo Romano, no centro de Seropédica, será palco para um conjunto de atividades de extensão voltadas à população da cidade, no horário de 9h às 14h. O evento intitulado “Veterinária da Rural, Saúde Global”, organizado pelo grupo PET Medicina Veterinária da UFRRJ (PET MED VET), com cerca de 200 voluntários da comunidade acadêmica, terá como foco desenvolver ações de difusão de temas ligados à saúde animal, humana e ambiental.
Segundo os organizadores, o objetivo principal do evento esse ano será diferente dos anteriores. O foco em 2015 foi iniciar a articulação da Rural com a comunidade de Seropédica e em 2016 foi desenvolvido trabalho de prevenção de doenças em animais e zoonoses, com uma forte campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, em parceria com a Secretaria de Saúde do município. Em 2017, o projeto teve o objetivo de informar à população de Seropédica e arredores sobre boas práticas no contato com os animais, doenças de potencial transmissão entre animal e homem e orientações sobre alimentos de origem animal, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Hospital Veterinário e pelos laboratórios do Instituto de Veterinária da UFRRJ. Esse ano, o projeto pretende ampliar a cobertura de informações para a população de Seropédica e fortalecer as ações sanitárias.
Com o apoio de outros 13 PETs (Programas de Educação Tutorial) da instituição, o projeto esse ano visa também a saúde humana e a temática cidadã. Segundo Anna Paula Balesdent, uma das professoras organizadoras do evento e tutora do PET MED VET, esse trabalho é essencial “uma vez que é função do médico veterinário informar à comunidade sobre os riscos e os cuidados na relação animal/homem/ambiente e esclarecer dúvidas sobre a prevenção de doenças decorrentes destas interações”, declara.
Novidade desse ano: área de atividades culturais e interação com as escolas do entorno
O evento esse ano contará com 4 tendas compartilhadas, Tenda Auditório (onde ocorrerão minipalestras), Tenda Vacinação (prática de vacinação antirrábica de cães e gatos), e Tenda Palco (que contará com a apresentação de peças, músicas e etc). Confira a programação completa aqui (www.facebook.com/saudeglobalufrrj/).
As palestras estão bem diversificadas, com destaque para temas como bem-estar animal, câncer de mama em cadelas e gatas, obesidade, intoxicações, controle populacional de cães e gatos, manipulação para consumo de alimentos e zoonoses, como raiva, esporotricose, entre outras. A equipe da Vigilância Sanitária do município dará enfoque às doenças crônicas não infecciosas como diabetes, pressão alta, câncer de mama e tabagismo. Haverá também oficinas de reciclagem, formas geométricas com canudos, como cuidar de hortas e oficina de plantas autoirrigáveis, estão entre os destaques.
Estão previstas ainda a distribuição de ração, remédios contra pulgas, carrapatos, vermes, mudas de plantas, vasos autoirrigáveis, entre outros brindes. Haverá música e diversas brincadeiras para crianças. Além disto, haverá muitos projetos sobre orientação de manejo de cavalos e pássaros, como manipular alimentos de origem animal e muito mais.
A atividade está em sua quarta edição e soma a participação de 2.770 pessoas, sendo 420 da comunidade acadêmica e 2.350 visitantes locais. Desde 2015 o evento promoveu vacinacao de 2.035 animais contra raiva, aplicou 1.900 medicamentos de controle parasitário e distribuiu mais de 3.000 amostras de ração. Estas ações só foram possíveis a partir da parceria estabelecida com patrocinadores como o Seropec, Nestlé/Purina e Elanco. Também recebemos apoio do comércio local, como da Camisamania, Sabor Anthigo, Sol e Neve, D. Margarida, Café Itália, Colorwave, Cunha e muitos outros.
Assim, o “Veterinária da Rural, Saúde Global” pretende causar impacto positivo na saúde e bem-estar da população animal, humana da comunidade de Seropédica e ambiental a partir de conceitos de sustentabilidade abordados no evento. Também há o objetivo de promover a aproximação entre a comunidade acadêmica da Rural e a população local, possibilitando troca mútua de conhecimento, com fortalecimento desta interação a cada edição.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo