Através de uma parceria entre a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis do Município de Seropédica, localizada no Mutirão – km 48 de Seropédica, e a Enactus UFRRJ nasce o Projeto Resílio cujo objetivo é reestruturar a Cootraser para que seus 11 beneficiários que atualmente possuem quantia mensal extremamente baixa, onde existe pouca garantia de seu sustento e de sua família, tenham uma vida e trabalho mais dignos. Outros objetivos macro são que os cooperados consigam atingir a independência financeira, a constância nos valores de suas rendas e que ocorra uma ampliação na conscientização ambiental da população de Seropédica.
A presença da coleta seletiva no município de Seropédica é de extrema importância porque ela contribui na redução de retirada de matéria prima da natureza, diminui os impactos ambientais que podem ser causados pelo lixo, a coleta seletiva recolhe
resíduos recicláveis, e não lixo. O lixo é definido como algo que não tem mais utilidade e não pode ser reutilizado, esteja em estado líquido ou sólido. Já o resíduo é o nome dado à sobra de material, que pode ser reutilizado. Dessa forma, a cooperativa não irá coletar aqueles materiais que podem ser reaproveitados.
As categorias de materiais recicláveis coletados pela Cootraser são: plástico, vidro, alumínio, papel, papelão, cobre e óleo usado.
Atualmente, a cooperativa possui 4 ecopontos distribuídos em condomínios pela cidade localizados em:
– Cond. Souza: Av. Ministro Fernando Costa, 530
– Res. Fernandes: Rua Ana Traga, 17 (fundos)
– Verde Vida: Rua Nilópolis, 9
– Predial Verde: Av. Bento Ribeiro Nóia, 16
Devido a pandemia foram adotados outras formas de contato como o cadastro para ser incluído na rota de coleta, para participar basta responder o formulário no link:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBGaCyxP8Q_93woZf8uUUSBG-KfMD_LUEUeHcVo38yYdaqFw/viewform
Ou por contato direto através dos números:
Márcia: (21) 97668-8768
Suely: (21) 97421-5414
Outra forma é pela página do Instagram do projeto @resilio.enactus.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post