A UFRRJ em parceria com a Prefeitura Municipal de Seropédica realizaram a II Veterinária da Rural, onde houve vacinação de cerca de 700 cachorros e gatos na Praça Nildo Romano.
A ideia desse projeto surgiu a partir da iniciativa dos alunos do grupo PET em querer conscientizar a população sobre os riscos de zoonoses e tumor de mama, pois são situações rotineiras no Hospital Veterinário da UFRRJ, tendo como base a inserção do médico veterinário como agente de saúde, com foco principal na prevenção, atuando como fonte de informação para a sociedade a cerca de diversos assuntos.
A Tutora do Grupo Pet, Ana Paula Barreira explica: “O Pet é constituído de um grupo de estudantes de graduação, sob a orientação de um professor tutor, realizando atividades que possibilitem uma formação acadêmica ampla aos estudantes e que envolvam ensino, pesquisa e extensão”.
O Professor Edson Jesus Coordenador do Curso Veterinária e Miliana Moreira Diretora do Instituto de Veterinária falam: “Estamos trazendo o Projeto de Castração de cães e gatos, para diminuir a população errante, o SOS animal, que é um Projeto de adoção, Projeto Equoterapia que lida com crianças altistas. Trouxemos também nosso laboratório móvel, com alguns exemplos de doenças que acometem os animais” destacam.
A Medica Veterinária Aline da Silva Costa é responsável pela vacinação de cães e gatos do Municipio de Seropédica e disse: “A vacinação vai continuar ate o mês de Dezembro, na próxima semana (Quinta e Sexta-Feira) estaremos vacinando no Bairro Santa Sofia e nos Condomínios Jardim Acácias e Parque das Flores e logo em seguida o Bairro Campo Lindo, aproveitamos este evento da Rural para vacinar os animais do centro do município” destaca.
O Secretário de Saúde e Defesa Civil Dr. Cesar Mateus falou: “Manter a carteirinha de vacinação atualizada é fundamental para a saúde do seu pet. A vacinação ainda é o método de proteção mais confiável e eficaz contra as doenças infecciosas que acometem os animais. Além disso, quanto mais cães e gatos forem vacinados, maior será a proteção geral, pois a imunização em massa produz o chamado “efeito rebanho. ” “Imagine se conseguirmos vacinar 80% da população animal. Aqueles 20% que não foram vacinados ficam protegidos porque estão no meio dos outros” comemora.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo