Flores no Outono
Exposição de Orquídeas e Bromélias da UFRRJ termina hoje (12/06) e reuniu seropedicenses e comunidade acadêmica
Em sua 10ª edição, a Exposição de Orquídeas e Bromélias está movimentando, mais uma vez, os corredores do Prédio Principal (P1), no câmpus de Seropédica. Tradicional no calendário da Universidade, o evento ocorre nos dias 10, 11 e 12 de Junho e vai reunir cerca de 1.500 pessoas por dia. Os participantes aproveitam para comprar e também visitar a exposição da Associação de Orquidófilos do Rio (OrquidaRio) com dezenas de espécies. A programação conta com oficinas e minicursos direcionados à comunidade acadêmica e à cidade de Seropédica.
A exposição teve inicio há dez anos, por iniciativa pessoal dos professores de Agronomia João Araújo e Antônio Carlos Abboud, colecionadores dessas plantas. O objetivo era divulgar a orquidofilia, prática de cultivar orquídeas por hobby.
─ Quando fui aluno da Agronomia na Rural, nos anos 70, eu tinha 120 plantas. Hoje tenho mais de 1.500. É uma coleção da vida inteira – conta o professor Abboud, um dos responsáveis pelo evento.
A cada ano as pessoas ficam mais entusiasmadas com a exposição e passam a cultivar os exemplares. A variedade exposta contempla a todos os gostos e bolsos. O colorido chama a atenção de quem passa e é sinal de diversidade. São expostas muitas espécies, especialmente as híbridas, ou seja, espécies que não são encontradas na natureza, resultado de cruzamentos artificiais.
Os exemplares maiores e mais coloridos chamam a atenção dos visitantes, principalmente quando a intenção é presentear alguém, como no caso da estudante Barbara Leal, do 1º período de Engenharia Química.
─ Minha família sempre teve muita planta em casa, mandamos fotos para o grupo da família e todo mundo gostou, pediu para comprar e por isso estou com a caixa cheia. Todas as orquídeas que comprei são para dar de presente a eles – explica a estudante.
Engana-se quem pensa que a exposição atrai somente a comunidade universitária. Nesta edição, tem notando-se um número maior de moradores de Seropédica do que nas edições anteriores. Muitos entram na Universidade pela primeira vez e aproveitam para conhecer a Instituição. Mas há quem venha de longe.
─ Recebemos pessoas de Volta Redonda, Itaguaí, Santa Cruz, Campo Grande e, dentre esses, muitos pais e parentes de alunos já conhecem e sabem que é um evento organizado, em um espaço agradável ─ observa Sandra Odebrecht, expositora participante há nove anos.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da UFRRJ
Jornalista Jaqueline Suarez
Fotos Luiz Calderini
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post