A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ possui um laboratório de conservação de documentos- Labdoc.
O LabDoc surgiu em 2007 com um projeto de pesquisa do professor Dr. Cláudio Antônio de Lima Carlos, do curso de arquitetura e foi tomando proporções grandiosas. Descobriram neste projeto um acervo de 4000 desenhos arquitetônicos da construção do prédio da universidade.
Em 2013 o professor procurou o Centro de Memória e junto com demais professores da Belas Artes e arquitetura, escreveram um projeto para a compra de equipamentos para a criação de um Laboratório de Conservação e restauro.
A partir daí começou o trabalho de salvaguarda desta coleção. Entre os desenhos, podemos encontrar plantas arquitetônicas do artista, engenheiro e modernista Eugênio de Proença Sigaud. O acervo possui um valor histórico e artístico internacional pois são da origem da construção do Campus da Universidade Rural que formou as bases do ensino agrário no país.
O trabalho do LabDoc é preservar a memória institucional da universidade e finalizar a digitalização para o acesso do público em geral. A equipe do laboratório é formada pelo Prof. Dr. Cláudio Antônio, Prof. Ms. Antônio Silveira, Técnico de Laboratório Thalles Yvson, Conservadora e Restauradora Ms. Jéssica Gomes, Residente em restauro Clayton Oliveira e a Conservadora Priscilla Marcondes. Para visitar o LabDoc e a Reserva técnica é só mandar e-mail para LabDoc e agendar um horário: labdoc.ufrrj@gmail.com.
Por: Jéssica Gomes e Clayton Oliveira
Visita técnica das alunas do curso de conservação e restauro da UFRRJ no Labdoc.
Documentação dos valores pagos para construção da UFRRJ
Formado em Sistemas de Informação pela FAETERJ, carioca de coração, apaixonado por teologia, tecnologia, matemática, geografia, história e pela sociedade em geral.
Deixe a sua opinião sobre o post