Foi realizado nesta última quinta-feira (12), reunião com os municípios que compõe a Baixada Verde, no IM-UFRRJ, com o objetivo da formalização do regimento da Baixada verde. Este trabalho está sendo de suma importância para o desenvolvimento do turismo na Baixada Fluminense, entre as quais está Seropédica.
A Dra. Janaína Machado Simões, deu início a reunião fazendo uma palestra de como a Baixada Verde irá ser administrada, com a criação do regimento interno. Além da Dra. Janaina estiveram presentes as professoras e Doutoras, Teresa Mendonça, Teresa Catramby e Maria Angélica.
O processo de planejamento de uma região turística aumenta as chances de reconhecimento, já que o trabalho tem como objetivos reconhecer problemas futuros, identificar maneiras de explorar as oportunidades de mercado, agilizar decisões e facilitar a criação de mecanismos de avaliação. O estudo, que demorou cerca de dois meses, foi realizado nos dez municípios que compõem a Baixada Verde: Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, São João de Meriti e Seropédica.
A região metropolitana do Rio de Janeiro mantém 36,27% de seu território verde conservado e desse total 10,96%, ou seja, praticamente um 1/3, está na região da Baixada Fluminense. Segundo o Mapa da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, produzido pelo Governo do Estado, através da Câmara Metropolitana, grande parte dessas áreas são espaços protegidos, como parques, reservas e estações ecológicas.
A Turismólogo da Secretaria de Comunicação, Turismo e Eventos, Rosana Ribeiro, destaca a importância desses espaços como atrativos turísticos direcionados para o segmento ecológico e de aventura. “Seropédica tem vários espaços que poderia ser explorado pelo Turismo, isso iria gerar emprego e renda para muitas pessoas”. Destaca Rosana.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo