Autoridades políticas e de segurança se reuniram Câmara de Vereadores
Nesta segunda-feira (14) a Câmara de Vereadores de Seropédica recebeu diversas autoridades políticas e de segurança para debaterem a respeito das ações futuras e da atual situação do município no que se refere à segurança. A reunião foi solicitada pelo Deputado Federal Wilson Beserra, e teve como mediadora a Deputada Estadual Martha Rocha, que é presidente da Comissão de Segurança Pública e Assuntos de Polícia e da CPI da Violência Contra as Mulheres na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, representou o Governador Luís Fernando Pezão durante a audiência.
“Solicitei essa audiência pública em razão da população de Seropédica, principalmente os comerciantes, terem me procurado para relatarem indícios do aumento da criminalidade no município. Essa preocupação também é minha, como Deputado e como morador de Seropédica, por isso solicitei ao Governo do Estado um planejamento de ações de segurança baseado nas características da Baixada Fluminense, e também uma aceleração no processo de instalação de um Batalhão da Polícia Militar que atenderá os municípios de Seropédica e Itaguaí”, afirmou Wilson Beserra.
O prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, que não se encontrava no município devido a compromissos políticos, enviou os secretários municipaisFábio Cavalcante (Planejamento e Desenvolvimento Sustentável), Caio Ferreira (Obras), Ademar Quintella (Ambiente e Agronegócios) e Marquinho Seropédica (Trabalho e Emprego) como representantes da Prefeitura de Seropédica. O evento também contou com a participação dos vereadoresWaguinho do Emiliano, Dedé Bananeiro, Rogério Morcego e Aguinaldo Luís e do vice-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroEduardo Calado, além do presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Seropédica, Adriano Amaral, e autoridades da área de Segurança.
“A secretaria de Estado de Segurança trabalha de forma técnica e eficiente, de acordo com as demandas de cada região, porém, é preciso que tenhamos um olhar diferenciado para a prevenção, que se dará através de políticas públicas direcionadas principalmente à juventude, por isso é tão importante a existência de um Conselho Comunitário de Segurança, pois a partir das demandas trazidas até aqui pela sociedade podem-se traçar estratégias adequadas à realidade do município. A segurança pública é um direito do cidadão, e trata-se da mola propulsora para o pleno gozo dos demais direitos, afinal, sem segurança ninguém consegue exercer sua cidadania”, disse José Mariano Beltrame.
De acordo com o delegado Júlio Filho, titular da 48ª Delegacia de Polícia, que estava presente na reunião. Tanto a Polícia Civil quanto a Polícia Militar necessitam de parcerias com a sociedade civil para obterem sucesso em suas ações. “Trabalhamos de maneira integrada com Polícia Militar, mas também precisamos do engajamento da sociedade no combate à criminalidade. Ambas as polícias estão trabalhando de maneiro firme, adotando providências para que cheguemos a índices aceitáveis de criminalidade, contendo o avanço da marginalidade em Seropédica”, certificou o Delegado.
Ao fim da audiência, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Seropédica (CCSS), Adriano Amaral, fez uso da palavra e convocou a sociedade seropedicense para comparecer às reuniões do CCSS. “Se nós, moradores de Seropédica, além do poder Executivo e o Poder Legislativo Municipais, não abraçarmos juntos esta causa e auxiliarmos as forças de segurança, não resolveremos os problemas de segurança pública em Seropédica. O CCSS se reúne todas as primeiras quartas-feiras de cada mês, nossa próxima reunião será no dia 06 de abril, contamos com a presença das autoridades e da sociedade seropedicense”, declarou.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post