Alunos da rede municipal apresentam documentários do projeto “Seropédica In Cena”
“Estimular a inteligência dos alunos através de diferentes ferramentas é uma das diretrizes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMECE) de Seropédica”, ressalta a secretária titular da Pasta, Lúcia Baroni. Por esse motivo são desenvolvidos diversos projetos que visam ir de encontro essa meta, como por exemplo, o “Seropédica In Cena”, que consiste na produção de documentários por parte dos alunos da rede municipal de ensino a respeito de temas escolhidos por eles mesmos.
Nesta quarta-feira (18) a SMECE utilizou o Anfiteatro Gustavo Dutra, na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), para realizar a culminância do projeto e premiar os seguintes documentários: “O melhor amigo do homem”, feito por alunos da Escola Municipal Atílio Grégio; “Geração Z”, produzido por discentes da Escola Estadual Municipalizada Bananal; “Os benefícios e malefícios da implantação do Aterro Sanitário em Seropédica”, confeccionado por estudantes do Centro de Atenção Integral à Criança (CAIC) Paulo Dacorso Filho; além das produções “Prisioneiros da Internet” e “A Real História de Romeu e Julieta”, ambas idealizadas por educandos da Escola Municipal Pastor Gerson Ferreira da Costa.
“O Seropédica In Cena busca incentivar os alunos no que diz respeito à produção de textos e aprimoramento da capacidade de comunicação, além de inserir novas tecnologias no cotidiano escolar”, ressaltou a secretária Lúcia Baroni.
A ideia do Seropédica In Cena, segundo a idealizadora Luisa Ribeiro, foi mobilizar alunos do 9º ano de escolaridade, que foram os responsáveis diretos pelos documentários, auxiliados por monitores que lhes ensinaram como utilizar recursos audiovisuais através de aulas de atuação, roteiro, direção e produção.
“A Prefeitura de Seropédica, por meio da SMECE, idealiza inúmeros projetos na tentativa de proporcionar um diferencial ao Ensino do Município. O ‘Seropédica In Cena’, por exemplo, propiciou aos alunos a possibilidade de exporem seus pontos de vista através da abordagem de temas relevantes e atuais. Nosso diferencial no que se refere à Educação é fazer com que nossas crianças aprendam a refletir sobre os acontecimentos e encontrem maneiras de serem ouvidas pela sociedade, afinal, o que acontece hoje influencia diretamente o futuro, onde eles é que serão os responsáveis pelas decisões que influenciarão a sociedade”, afirmou o prefeito Martinazzo.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post