Seropédica abraça o espírito olímpico se espelhando em um dos maiores eventos esportivos do planeta – as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Na busca desse sonho, cerca de 100 alunos-atletas de dezenove escolas das unidades escolares das redes de ensino, Municipal, Estadual e Particular iniciam na tarde do dia 21 de outubro, as competições em mais uma edição dos Jogos Estudantis de Seropédica (JES), considerado o maior evento estudantil esportivo do Município.
Segundo a Secretária de Educação Cultura e Esporte Lucia Baroni Martinazzo, os jogos são um espaço de evolução social dos alunos, oportunizando o desenvolvimento contínuo de modalidades esportivas e contribuindo para a formação integral do aluno, “O intuito dos jogos escolares é promover a prática esportiva visando garantir aos alunos o melhor desenvolvimento de suas habilidades e contribuindo para formação do cidadão participativo e consciente.”
Na abertura do evento foram dadas as boas-vindas aos participantes da competição e destacada a importância do esporte na formação do cidadão e desejando bons jogos. A mesa foi composta pela Primeira Dama e Secretária de Educação Cultura e Esporte, Lucia Baroni Martinazzo, Secretário de Trabalho e Emprego Marcos Antônio, Subsecretária de Esporte Suelen Soares, Subsecretária de Cultura Nádia Alvares, Subsecretário de Planejamento Orçamento e Infraestrutura André José, Subsecretário de trabalho e emprego Claudio Eduardo Fernandes e o Subsecretário de Assistência Social Flavio Alves. A segurança da foi feita pelo GTO, guarda – municipal e policiais militares e a SAMU esteve presente com equipe de socorristas.
A Subsecretária de Esporte Suelen Soares relata que “Os esportes coletivos ajudam a ensinar conceitos importantes, como técnicas de modalidades variadas, e o trabalho em equipe. O objetivo do projeto dos jogos estudantis é usar o esporte como instrumento educacional, norteando o desenvolvimento humano e capacitando o educando a desenvolver as competências, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social”.
Estiveram presentes no evento, autoridades, secretários, representantes da câmara municipal, gestores escolares, coordenadores, professores, familiares e grande público nas arquibancadas do Ginásio Poliesportivo da UFRRJ.
Além do desfile oficial das delegações das escolas participantes, o apogeu da cerimônia ocorreu com o lançamento do Projeto “I Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica 2016.” No ano de 2016, o Rio sediará os Jogos Olímpicos e em nosso Município iremos realizar o I Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica 2016, tendo como objetivo principal levar um pouco da realidade ligada ao universo das modalidades olímpicas e seus ideais para o contexto do cotidiano escolar. O Tothen, que é o símbolo dos Jogos Olímpicos Estudantis de Seropédica 2016, percorrerá as Unidades Escolares durante os jogos.
Os participantes da abertura dos jogos puderam prestigiar as belíssimas a apresentações do Grupo Renascença Clube – Escola de Ginástica Adriana Monteiro e dos – Mascotes Bombix e Pupa da Subsecretaria de Cultura.
A SMECE acredita que valores como socialização, cooperação, responsabilidade, respeito, liderança, persistência, personalidade e vida saudável são alcançados por meio da prática esportiva, e desenvolve ações e projetos, promovendo a prática de atividades físicas coletivas nas Unidades Escolares como forma de humanizar a para preparação de jovens e crianças na vida em sociedade.
AS MODALIDADES
O JES terá disputa entre as seguintes modalidades: futsal, voleibol, basquetebol e handebol divididos em feminino e masculino. Todas as categorias serão premiadas com troféu e medalhas para o 1ª, 2º e 3º lugar. Além da premiação para a escola campeã no geral e para a vice-campeã no geral através da soma total de pontos.
AS APRESENTAÇÕES
Os personagens Bombix e Pupa são uma referência ao ciclo do bicho da seda. Bombix refere-se ao bombismori, nome cientifico do bicho da seda e a Pupa refere-se ao estágio em que o bicho da seda transforma-se em mariposa. O uso destes personagens tem por objetivo trabalhar conceitos como história e identidade, uma vez que tivemos em Seropédica a primeira fábrica de seda do Brasil no século XIX.
A equipe de Ginástica do Renascença Clube esteve este ano representando o Brasil fazendo parte da seleção brasileira de Ginástica Para Todos. O grupo é formado por 35 ginastas de 9 a 53 anos. A Ginástica Para Todos é uma das modalidades da Ginástica e não é competitiva. A equipe também treina Ginástica Rítmica, outra modalidade da ginástica, participando de campeonatos estaduais, regionais e nacionais.
Texto: Ana Paula Jacintho
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post