A Prefeitura Municipal de Seropédica, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, realizou nesta quarta-feira (27), um simulado da Prova Brasil para avaliar o rendimento dos alunos do 5º ao 9º ano em toda rede escolar.
Nos testes aplicados no (quinto e nono anos) do ensino fundamental, os estudantes responderam a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
O Site Seropédica Online acompanhou os testes realizados nas Escolas Panaro Figueira, Pastor Gerson e Promotor de Justiça. No Panaro figueira foi realizado o simulado em 217 alunos do 9º ano. Conversei com alguns alunos sobre a prova que estava sendo aplicada. O aluno Jorge Luiz do 9º ano falou que o simulado aplicado, foi tudo aquilo que ele aprendeu desde o início do ano, e que algumas questões que ele não respondeu, foi por esquecimento. “Agora eu poderei voltar a perguntar ao professor o que eu esqueci, e também vou reler a matéria para não esquecer mais, vou tirar nota máxima quando for fazer a Prova Brasil” Comenta o aluno.
A partir deste simulado, os professores poderão avaliar onde o aluno aprendeu menos e voltar a ensinar aquela matéria. Ao mesmo tempo a Secretaria de Educação irá avaliar a atuação do professor na sala de aula, e ver qual o apoio que ele precisa para fazer capacitação. A Secretária de Educação Sra. Sônia Oliveira de Souza, tem procurado capacitar os professores para dar melhor rendimento na sala de aula.
“Alunos e professores precisam saber exatamente quais são os planos para as aulas e, por isso, é muito importante manter um diálogo em aberto. Assim, sempre que o professor passar uma atividade tem de investir em dar explicações detalhadas, para que os estudantes não tenham dúvidas no momento de execução da tarefa” destaca.
Na Escola Municipal Panaro Figueira fui ver de perto o lanche servido aos alunos, e fiz questão de fotografar. No menu tinha ovo mexido, isca de fígado, purê de Abobora, arroz e feijão, na sobremesa foi servido maça. Perguntei para os alunos se a comida estava gostosa, alguns alunos falaram que iam repetir.
FOTOS DO SIMULADO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS, PANARO FIGUEIRA, PASTOR GERSON E PROMOTOR DE JUSTIÇA
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo