A cultura indígena sempre esteve presente na história do Brasil desde os primórdios, influenciando constantemente nas tradições do país. Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir conhecimentos na Educação e na Cultura os elementos da cultura indígena. É importante destacar que não há uma cultura indígena, mas várias. E cada povo desenvolveu suas próprias tradições religiosas, musicais, de festas, artesanatos, dentre outras.
Aqui em Seropédica a Secretaria de educação Cultura e Esportes está comprometida com o ensino de Culturas Indígenas, na última quarta-feira (29/04) a CIA de Artes Folclóricas PA da EPAR-E.E.M. Professor Paulo de Assis Ribeiro comprovou isto. Contando com a participação de 50 alunos do 2º ao 8º anos a Epar contagiou o público presente no CAIC Paulo Dacorso Filho na semana indígena.
Foram 28 minutos de coreografias, encenações, lendas, mitos e consagrações durante o show do ESPETÁCULO TAWAPAYÊRA cuja origem é ‘Nheengatu’, língua matriz de outros dialetos indígenas, e faz referência à ‘Aldeia Mística’.” É um significado que abre um leque muito grande de concepção, permitindo um alicerce poético de criação, tanto alegórico, quanto artístico, conta o professor e coordenador da Cia Isidro Cassilhas desconstruindo e construindo uma nova cultura indígena”. Índio não é de papel, índio é de verdade. Os destaques foram para as lendas amazônicas e os rituais tribálicos da pajelança.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post