Ambientalista da UFRRJ cria projeto inédito para alunos da rede municipal de ensino de Seropédica
8 de outubro de 2018

Projeto Guarda Compartilhada da Flona Mário Xávier com a população de Seropėdica-RJ parceria da UFRRJ E FLONA MX

Nesta segunda-feira (8), foi comemorado na Flona Mário Xávier os 32 anos de Unidade de Conservação (UC) dessa importante área verde localizada no município de Seropédica.

Adapt Link Internet - Black Friday

No evento organizado pela Flona Mário Xávier e o Departamento de Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a professora Dra. Karine Bueno Vargas apresentou o projeto de extensão que vem desenvolvendo na unidade, intitulado de “Guarda Compartilhada da Flona Mário Xávier com a população de Seropėdica-Rj: biogeografia e educação ambiental aproximando sociedade e natureza”.

O projeto tem como objetivo integrar a UFRRJ e a Floresta Nacional Mario Xavier na pesquisa, ensino e extensão, a fim de oferecer atividades conjuntas a população de Seropédica, incentivando ao uso da Flona de maneira sustentável e consciente, reconhecendo a importância ambiental desta UC.

A professora Karine, juntamente com alunos do departamento de geografia da UFRRJ vem mapeando as trilhas da flona, sinalizando-as e criando roteiros biogeográficos, a fim de oferecer um atrativo educativo ambiental a população, sobretudo as escolas públicas do município de Seropédica.

Com uma trilha já mapeada, denominada Trilha do Triângulo a professora e os alunos apresentaram a trilha aos participantes do evento, dando início a aplicação prática do projeto, que a partir do dia 16/10 começará a receber as escolas do município, as terças e quintas-feiras, com o apoio da Prefeitura Municipal de Seropédica, que estará disponibilizando o ônibus para levar os estudante a Flona, tendo a Escola Municipal Valtair Gabi a primeira a participar do projeto.

A professora ressalta que todas as escolas serão contactadas ao longo dos anos para participarem das trilhas, porém, para uma melhor logística e organização, será trabalhado com uma escola por vez.

Segundo a professora, os roteiros biogeográficos produzidos para as trilhas contribuem para o reconhecimento das dinâmicas ambientais em áreas de floresta, além de curiosidades da flora e da fauna, afim de dispertar o interesse dos alunos para as áreas ambientais e incentiva-los a protegerem o meio ambiente. O nome do projeto Guarda Compartilhada da Flona MX vem com a ideia de responsabilidade coletiva pela UC, a professora destaca que toda ajuda e bem vinda já que o projeto não possui nenhum tipo de recurso, e convida a todos a participarem dessa luta para a conservação da Flona Mário Xávier.