Secretário de Saúde Dr. Renê de Seropédica acompanha vacinação de crianças
7 de fevereiro de 2022

Na manhã desta segunda-feira (7), o Secretário de Saúde, Dr. Renê Vigné, acompanhou de perto a vacinação de crianças ao lado da Unidade Pré-Hospitalar Dr. José Bueno Lopes do Centro de Seropédica.

Na oportunidade Dr. Renê conversou com os responsáveis pelas crianças e alertou a importância da Vacinação, não só do Covid-19, mas também de outras doenças: “Vacinar as crianças interferirá também na proteção indireta da população, já que aumentará a cobertura vacinal e diminuirá a circulação do SARS-CoV-2 e suas variantes. Manter a Caderneta de Vacinação em dia e demonstrar o amor pelos seus filhos, vacinar é um ato de amor”. Destaca Dr. Renê.

Desde o início da pandemia, ao menos 2.500 crianças de zero a 19 anos, 300 destas entre cinco e 11 anos, morreram em decorrência da Covid-19 no Brasil. Pelo menos 1.400 crianças foram diagnosticadas com a Síndrome Inflamatória Multissistêmica associada ao SARS-CoV-2, e atualmente, são elas que correm mais risco diante de novas variantes altamente transmissíveis, como a ômicron, por não estarem protegidas, segundo dados do Ministério da Saúde. Porém, tudo isso seria evitado se as crianças brasileiras tivessem sido vacinadas contra a Covid-19, como já acontece em diversos países do mundo. 

Diante dessa questão, a Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid (Secovid), do Ministério da Saúde, e outras entidades médicas brasileiras emitiram notas nas últimas semanas apontando os motivos da importância da imunização infantil contra o novo Coronavírus no combate à pandemia no Brasil.

Um dos principais motivos para enfim iniciarmos a vacinação de crianças contra Covid-19 no Brasil é impedir casos graves e mortes nesse público e novas ondas de transmissões, sobretudo pelo surgimento de variantes, descrevem a Associação Médica Brasileira (AMB) e a Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-Covid) emitida pela Secovid e assinada por mais de 11 entidades médicas, como a Sociedade Brasileira de Imunizações e Sociedade Brasileira de Infectologia, além de institutos de pesquisa como o Butantã.

“A imunização é indispensável para reduzir a transmissão, em particular por enfrentarmos uma doença com ciclos inesperados e o surgimento de novas variantes. Vemos agora novas ondas na Europa e nos Estados Unidos, atingindo, proporcionalmente, muito mais crianças e adolescentes do que há dois anos. Faz-se necessária a urgente aquisição das doses pediátricas pelo Ministério da Saúde”, disse a AMB.

Em Seropédica as Vacinas em Crianças e adolescentes contra o Covid-19 estão sendo aplicadas no km 49 ao lado da Unidade Pré-Hospitalar Dr. José Bueno Lopes e na Clínica da Família na comunidade do Vasquinho, no Bairro Campo Lindo, de 8 as 17 horas.

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: