Ação abordou 200 caminhoneiros na RJ 099
A Prefeitura de Seropédica, através da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, realizou nesta quarta-feira (27) uma ação do Projeto “Saúde nas Estradas no Caminho da Prevenção”, que levou atendimentos aos caminhoneiros que passaram pela RJ 099, mais conhecida como Reta de Piranema. A ação disponibilizou exames diversos, orientações médicas e lanche aos caminhoneiros que passaram pela estrada. Os exames e orientações foram aferidos pelos profissionais da Secretaria de Saúde, alunos da Escola Bezerra de Araújo, unidade de Itaguaí e contou com o apoio da Policia Rodoviária Militar que abordava e encaminhava os caminhoneiros ao local de exames.
Participaram do evento o secretário de Saúde e Defesa Civil Dr Artur Corrêa, o responsável pela Saúde do Trabalhador da Prefeitura de Seropédica Fausto Madeira, o coordenador do Centro de Referencia Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST)Paulo Jacinto, o Sindicato do Caminhoneiros, entre demais núcleos da secretaria de Saúde.
Os caminhoneiros contaram com testes rápidos de diabetes, hipertensão, orientações fisioterápicas sobre a importância de realizar exercícios como alongamento e puderam sanar dúvidas com profissionais de saúde sobre a qualidade de vida.
O secretário de Saúde, Dr Artur Corrêa, disse que o homem, por natureza, não procura as unidades básicas de saúde. Os caminhoneiros muito menos, devido a sua rotina e sua profissão. “Esta é uma iniciativa louvável, visto que é uma captação, uma busca destes homens para que eles cuidem da saúde e que possam acessar os serviços de saúde”, expressou.
A nutricionista do NASF, Iara Torres, lembrou que todo mundo deve se cuidar. “Estamos aqui para apoiar esta ação com a nossa equipe que é multidisciplinar, com nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiros, entre outros profissionais de saúde. Hoje nosso público alvo é o motorista, pois ele passa a maior parte do tempo na estrada, sem tempo para cuidar da saúde. Com essa ação, ele pode parar e ter um tempo para ele”, destacou.
O caminhoneiro Sergio D. Margarida, de 45 anos, mora em Magé e conta que passa sempre pela RJ 099. Na opinião dele, ações como essa ajudam muito no cuidado com a saúde já que por conta da dinâmica do trabalho dificilmente vai a uma unidade de saúde.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post