SAMU realiza simulado de acidente em espaço confinado
Nesta terça-feira (19) a Prefeitura de Seropédica, em parceria com a empresa MRS Logística S. A., promoveu um simulado de acidente em espaço confinado com os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que é dirigido pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC).
“A qualificação constante é primordial para a boa execução de qualquer atividade profissional, ainda mais se essa atividade lida com vidas humanas, por isso estamos investindo nos profissionais da área de Saúde, tanto no aumento do efetivo quanto na qualificação dos profissionais que prestam serviços à Prefeitura de Seropédica. Os profissionais do SAMU foram contemplados com esse treinamento, porém, continuaremos investindo na qualificação de nossos funcionários, seja da Secretaria de Saúde ou de outra repartição da administração municipal”, certifica o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo.
O subsecretário de Saúde e diretor do Pré-Hospitalar Dr.º José Bueno Lopes, Juberto Júnior, representou o secretário municipal Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, durante a realização do treinamento, que também contou com a participação do coordenador da SAMU de Seropédica Gilvam Telles.
“Esse tipo de treinamento é muito importante, pois os profissionais de Saúde passam a conhecer os locais de difícil acesso. Neste caso, especificamente, estamos fazendo o treinamento em uma área onde a MRS está realizando obras, por isso, é essencial que o treinamento seja realizado neste local especificamente, pois, caso ocorra um acidente, nossos profissionais saberão quais os procedimentos corretos a serem adotados”, destaca o secretário de Saúde Dr.º César Cilento.
O subsecretário Juberto Júnior destaca que, assim como a MRS Logística S. A., as demais empresas instaladas em Seropédica devem buscar uma relação de parceria com o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência, visto que muitos processos industriais proporcionam riscos aos empregados, e no caso de acidentes, os primeiros socorros serão prestados pelo SAMU. “Nos colocamos à disposição das empresas para a realização de simulados como esse, é imprescindível que nossos profissionais conheçam as áreas onde possivelmente poderão atuar, o que já nos adianta a concepção das possíveis ações de salvamento e resgate a serem tomadas”, disse.
De acordo com Rogério Moreira, técnico de Segurança do Trabalho da construtora Via Real, que presta serviços à MRS, estão sendo realizadas obras de infraestrutura que visam otimizar o escoamento de água para melhorar e facilitar as condições da linha férrea, diminuindo perdas na produção.
Por Hudson Glória
Fotos: Luís Calderini
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post