No dia 08/04/2015, O Secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica e sua Equipe participaram de reunião no Departamento de Epidemiologia em Saúde Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.
A reunião teve como objetivo a consolidação de parceria de cooperação entre a Universidade e a Secretaria de Saúde e Defesa Civil, envolvendo ações de controle das Leishmanioses e Dengue.
O Profº Paulo Cesar abriu a reunião demonstrando disponibilidade e interesse em estreitar a parceria entre o Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da UFRRJ e a Secretaria de Saúde e Defesa Civil de Seropédica.
A reunião prosseguiu com o Professor Argemiro apresentando as atividades de controle das Leishmanioses que já são realizadas em conjunto com a Secretaria de saúde através de Irinéia Santa-ana Rosa e Adalberto Pacheco com ações de instalação de armadilhas luminosas para captura de mosquitos adultos com a finalidade de levantamento da fauna vetora e mapeando as áreas de riscos de propagação das leishmanioses.
O Professor Argemiro apresentou uma nova tecnologia para controle da dengue, o sistema Dengue-Monitoramento Inteligente, que auxiliará no combate à doença através da utilização de armadilhas para a captura dos mosquitos fêmeas de Aedes aegypti e Aedes albopictus. O sistema é da empresa mineira Ecovet Biotecnologia e possibilita o levantamento de dados em tempo real, facilitando a identificação dos pontos com alta infestação e que precisam de mais atenção, é uma proposta para ser estudada a viabilidade de aquisição pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.
Foi levantado pela graduanda de Medicina Veterinária Paula Azevedo Andriotti as dificuldades e os conflitos cotidianos em relação a cessão de viaturas por parte da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, para instalação e recolhimento das armadilhas luminosas no controle da Leishmanioses, já que o Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública da UFRRJ não tem disponibilidade de viaturas, e conta com a viatura da Saúde na parceria do levantamento da fauna flebotomínea.
O Professor Argemiro em conjunto com Irinéia Sant’Anna Rosa e Adalberto Pacheco pontuaram a necessidade de trazer o técnico em laboratório entomológico Paulo Cezar de Azevedo Silveira, Servidor do Ministério da Saúde, que atualmente está cedido a Secretaria de Estado de Saúde do RJ, para exercer suas atividades laboratoriais no Município de Seropédica.
Durante a reunião foi abordado o Treinamento paras a Equipe de Controle de Vetores que trabalham com as Leishmanioses, sobre Vetores e reservatórios das leishmanioses com técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e Pesquisadores da FIOCRUZ. Para que esse Treinamento se torne possível será necessário Estadia e hospedagem para os 6 técnicos ( 2 mulheres e 4 homens), pois o treinamento em conjunto com ao UFRRJ, ocorrerá num período de 5 dias de 8:00h às 17:00h, perfazendo um total de 40 horas.
O Secretario Municipal de Saúde e Defesa Civil Dr. Artur Correia esteve atento e participativo durante toda a reunião buscando responder a todas as indagações com clareza e objetividade, visando proporcionar uma perfeita compreensão sobre os assuntos trazidos pelo grupo.
Consideramos a reunião muito produtiva, pois pudemos observar na postura e nos comentários do Dr. Artur muito interesse em apoiar as ações de Controle das Leishmanioses, disponibilizando viatura para instalação e recolhimento das armadilhas luminosas, pediu a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica para cuidar da transferência do Servidor Paulo Cezar de Azevedo Silveira para atuar no Laboratório de Entomologia da UFRRJ e pediu tomada de preços para custear a Estadia e Hospedagem da Equipe de Técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e da FIOCRUZ, autorizando o agendamento do Treinamento.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post