As ambulâncias do SAMU à serviço da população de Seropédica dividem-se em 2 Unidades de Suporte Básico (USB) e 1 Unidade de Suporte Avançado (USA) ou UTI móvel.
Atualizar é oferecer um melhor atendimento para as pessoas que recorrem ao Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu 192) de Seropédica. Uma das preocupações do Secretario de Saúde e Defesa Civil de Seropédica Dr. Cesar Mateus Cilento é oferecer capacitação com técnicas de salvamento para os membros do SAMU. Com esse objetivo que aproximadamente 26 profissionais de saúde do SAMU são treinados constantemente. Nesta segunda-feira (19), os Coordenadores do SAMU de Japeri Antonio Alves Barreto Junior e o Coordenador do Samu de Seropédica Gilvan Teles ofereceram treinamento sobre o uso dos equipamentos da UTI Móvel para os Técnicos do SAMU de Seropédica.
“A capacitação é de extrema importância para salvar uma vida, o curso busca acima de tudo o preparo das equipes para que elas prestem um bom serviço à comunidade”destaca Dr. Cesar.
Como tudo aconteceu
No ultimo dia 21/07, houve uma solenidade de pactuação, com os prefeitos Alcir Martinazzo (Seropédica) e Ivaldo Barbosa dos Santos (Timor) (Japeri) e os secretários municipais de Saúde Dr. César Cilento (Seropédica) Fabiano Brun (Japeri), o procurador geral de Japeri, Humberto Mota e o subsecretário de Saúde de Seropédica, Juberto Junior, para garantirem um atendimento mais humanizado para as duas cidades da Baixada Fluminense.
Com esta pactuação Seropédica recebeu de Japeri uma Ambulância (UTI) Unidade de Tratamento Intensivo, com sistema de Desfibrilhador e aparelho de intubação e oxigenação automática que vai manter a pessoa estável até a chegada a um Hospital Publico. A Equipe é formada por profissionais treinados, que atuam em tres turnos e contam também com duas mulheres. (Enfermeira Alessandra Feliz Tabosa e a Técnica de Enfermagem Natália da Silva).
A nova Ambulância (UTI) tem o espaço interno amplo, para dar agilidade à equipe de atendimento, é equipada com GPS e sensor de ré para facilitar a condução, e conta com com aparelhagem que salvarão vidas. “Com isso a unidade tem condições de atender a qualquer emergência grave, é uma unidade de suporte avançada, preparada para emergências e que, certamente vai salvar vidas” destaca Martinazzo.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo