Foi realizado nesse sábado 13/02/2016, o dia D de combate ao Aedes Aegypti, com participação das Forças Armadas e a coordenação de Combate as Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. O evento contou com a presença do Coordenador de Combate às Endemias André Luis Figueira, com Diretor de vigilância em Saúde Wagner Teixeira, e o Gerente Técnico Marco Tupinambá
Participaram deste trabalho 277 pessoas, sendo 152 Agentes de Combate às Endemias e 115 Aspirantes a Oficiais do Exército e 10 Soldados. Essa ação teve como objetivo a panfletagem com orientação a população sobre o zika vírus, totalizando 5817 residências visitadas.
Os Bairros Fazenda Caxias, e Boa Esperança foram percorridos pelo Exército acompanhado pelos Agentes de Combate às Endemias, que são conhecedores das áreas. Os demais Bairros como Campo Lindo, Canto do Rio foi percorrido pelos Agentes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde.
O Prefeito Martinazzo agradeceu o apoio do Exercito falando sobre a importância deste trabalho para ajudar a erradicar de uma vez o mosquito transmissor do Zika Vírus: ““A campanha incentiva, primeiro, a população a ter consciência de que cada um precisa cuidar do seu quintal e se cada um fizer a sua parte e todos trabalharmos juntos é possível evitar o Zika Vírus a Dengue e outras doenças” Destaca Martinazzo.
O Secretário de saúde e Defesa Civil, Dr. César Mateus Cilento Guimarães reuniu sua equipe pedindo total empenho de todos os envolvidas, sem medir esforços em orientar da melhor maneira possível a população seropedicense, sobre as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor do Zika vírus,Dengue e Chikungunya.
O Capitão do Exercito Riquelme do 2º RCG (2º Regimento de Cavalaria de Guarda da Vila Militar) falou que estão participando neste trabalho em Seropédica 125 militares sendo que 115 são Aspirantes a Oficiais e 10 Soldados. “O Exercito esta empenhado nesta luta que é de todos, e esta atuando hoje em todo Brasil no combate ao mosquito transmissor do Zika vírus,Dengue e Chikungunya”.
O Ministro da Saúde Marcelo Castro declarou guerra ao Mosquito Aedes Aegypti e disse: “O objetivo é visitar 3 milhões de residências em 353 municípios. Os secretários-executivos, presidentes de estatais, prefeitos, governadores, 46 mil agentes de combate às endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde também farão parte da ação”.
“O mutirão também conta com o apoio das Forças Armadas. Ao todo, 220 mil militares (160 mil do Exército, 30 mil da Marinha e 30 mil da Força Aérea) e começam a atuar agora no mês de fevereiro no combate ao mosquito. Numa primeira etapa, eles deverão entregar panfletos com orientações para evitar a proliferação do mosquito. Em seguida, 50 mil homens visitarão casas para fazer inspeções” Salientou o Ministro Marcelo Castro.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post