Dezenas de moradores de Seropédica foram atendidos pela Carreta da Morhan, nesta sexta-feira (14), na Praça do Km 40, na Rua Rita Batista.
Com a parceria Appai, MORHAN, Secretaria de Saúde da Prefeitura de Seropédica e Nippon Foundation, moradores realizaram exames Dermatológicos e teste rápido de HIV. Segundo a Coordenadora do projeto, Brenda Menezes, foram realizados 108 testes (54 sífilis, 54 HIV).
O Morhan é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da Hanseníase, através de atividades de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.
O Morhan luta pela garantia e respeito aos Direitos Humanos das pessoas atingidas pela hanseníase e seus familiares.
“A missão do Morhan é possibilitar que a hanseníase seja compreendida na sociedade como uma doença normal, com tratamento e cura, eliminando assim o preconceito e estigma em torno da doença”.
“O objetivo é alertar a sociedade para os sinais e sintomas da hanseníase e incentivar a procura pelos serviços de saúde; mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos e exame de contatos, visando interromper a cadeia de transmissão de forma precoce e oportuna” Destaca Brenda.
Manchas brancas ou avermelhadas na pele com perda de sensibilidade são sinais da hanseníase, doença crônica, infectocontagiosa que atinge a pele e os nervos periféricos. Se aparecer esses sinais, procure o posto de Saúde mais próximo de sua residência, hanseníase tem cura.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo