Reunião teve como pauta a implantação do E-Sus Atenção Básica
O prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, esteve reunido neste sábado (16) com os agentes comunitários que prestam serviço para a saúde local, quando agradeceu o trabalho já desenvolvido pela equipe. “Vocês são a nossa voz dentro de cada lar, a saúde pública é de suma importância para o nosso governo, mas só é possível através da colaboração de todos vocês”, disse.
A reunião promovida pela secretaria de Saúde e Defesa Civil teve por objetivo esclarecer e orientar sobre o programa E-SUS Atenção Básica (E-SUS AB). A reunião foi realizada no Centro de Atenção Integral a Criança e ao Adolescente (CAIC) Paulo Dacorso Filho e contou com a presença do prefeito Alcir Martinazzo; do secretário de Saúde Drº Artur Corrêa; a diretora de Atenção Básica e Programas de Saúde, Drª Maria Aparecida Silva Vaz; a coordenadora de Estratégia de Saúde da Família, Maria de Salete Pinto, entre demais coordenadores da secretaria de Saúde.
O E-SUS Atenção Básica é um software gratuito criado pelo Ministério de Saúde e oferecido para as cidades, afim de auxiliar os gestores municipais. A plataforma implanta o prontuário eletrônico que reúne todo o histórico de atendimento dos pacientes. Além disso, oferece soluções para controle de estoques de medicamentos e insumos, agendamento de consultas e monitoramento do cumprimento da carga horária dos profissionais de cada unidade.
Drº Artur trouxe vários informes e também se colocou à disposição para dialogar com agentes sempre que necessário para melhorar as condições de trabalho dessa importante categoria. “Iremos realizar reuniões mensais e capacitações para conseguirmos um melhor resultado final”, destacou.
A diretora de Atenção Básica, Drª Maria Aparecida, esclareceu a implantação do programa no município. “Iniciamos o processo de implantação do E-SUS AB em Seropédica, a partir dessa reunião vamos saber dos agentes comunitários de saúde, que são responsáveis pelo cadastro das famílias, quais são as principais dúvidas, a aceitação em relação as equipes e fazer os esclarecimentos devidos. O E-SUS é um sistema de produção da Atenção Básica e vem para substituir os antigos sistemas. Por meio do E-SUS vamos implantar todos os dados de produção das unidades e também verificarmos nossos indicadores de saúde”, disse Maria Aparecida.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post