Guerra Contra a Dengue com o Projeto “Meu Bairro Sem Dengue” em Seropédica
14 de maio de 2015

Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue?

Segundo o Secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr. Artur Corrêa o projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do Aedes Aegypti.

Adapt Link Internet - Black Friday

Este pensamento esta sendo levado as Escolas Municipais de Seropédica. A  mobilização nas escolas esta despertando a conscientização das crianças, pedindo para que eles façam os 10 minutos sem Dengue na sua residência e nos vizinhos. E esta semana as equipes de Agentes de Combate a Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Coordenação do Programa Saúde na Escola, Educação e Promoção da Saúde, estiveram presentes na Escola Municipal Promotor de Justiça no Bairro Fazenda Caxias, para fazer palestras para os alunos de como combater a Dengue.

Esta luta é contra o mosquito transmissor da dengue, que vive e se reproduz dentro das nossas casas, disse Wagner Teixeira, Diretor de Combate a Edemias. “Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença” disse Wagner.

O Prefeito Martinazzo falou que esta colocando todas as Secretárias para apoiarem este trabalho, e disse: “Esta luta não é só da Prefeitura, ela é de todos nós, todos devemos nos unir para combater a Dengue, graças a Deus conseguimos evitar nos outros anos que a epidemia que assolavam outros municípios vizinhos chegassem aqui. Nosso medo é que nosso município e cortado por varias Rodovias Federais e Estaduais, trazendo com isso o mosquito infectado de outros estados e municípios, temos de ficar alerta” destaca Martinazzo.

8 1 2 3 4 5 6 7 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: