Guerra Contra a Dengue com o Projeto “Meu Bairro Sem Dengue” em Seropédica
14 de maio de 2015

Uma semana tem mais de dez mil minutos. Que tal usar apenas 10 para afastar o perigo da dengue?

Segundo o Secretário de Saúde e Defesa Civil de Seropédica, Dr. Artur Corrêa o projeto é inspirado em uma estratégia de controle do Aedes aegypti adotada em Cingapura, que foi capaz de interromper o pico de epidemia no país com ações semanais da população dentro de suas residências, de apenas 10 minutos, para limpeza dos principais criadouros do Aedes Aegypti.

Este pensamento esta sendo levado as Escolas Municipais de Seropédica. A  mobilização nas escolas esta despertando a conscientização das crianças, pedindo para que eles façam os 10 minutos sem Dengue na sua residência e nos vizinhos. E esta semana as equipes de Agentes de Combate a Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Coordenação do Programa Saúde na Escola, Educação e Promoção da Saúde, estiveram presentes na Escola Municipal Promotor de Justiça no Bairro Fazenda Caxias, para fazer palestras para os alunos de como combater a Dengue.

Esta luta é contra o mosquito transmissor da dengue, que vive e se reproduz dentro das nossas casas, disse Wagner Teixeira, Diretor de Combate a Edemias. “Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população interfere no desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão da doença” disse Wagner.

O Prefeito Martinazzo falou que esta colocando todas as Secretárias para apoiarem este trabalho, e disse: “Esta luta não é só da Prefeitura, ela é de todos nós, todos devemos nos unir para combater a Dengue, graças a Deus conseguimos evitar nos outros anos que a epidemia que assolavam outros municípios vizinhos chegassem aqui. Nosso medo é que nosso município e cortado por varias Rodovias Federais e Estaduais, trazendo com isso o mosquito infectado de outros estados e municípios, temos de ficar alerta” destaca Martinazzo.

8 1 2 3 4 5 6 7 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: