Prefeitura de Seropédica disponibiliza atendimento médico e odontológico domiciliar
As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município de Seropédica têm como parte integrante de suas ações o Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF), que oferece à população atendimento médico e odontológico domiciliar. Embora a Estratégia de Saúde da Família funcione em diversos bairros de Seropédica, a equipe de ESF do bairro Fazenda Caxias tem sido elogiada por parte dos moradores do bairro, que apontam significativas melhorias na área de Saúde desde que a UBS do bairro iniciou as visitas domiciliares.
“A Estratégia de Saúde da Família está presente em todas as Unidades Básicas de Saúde de Seropédica. Através desse formato de atendimento podemos estar mais próximos das pessoas, o que influencia positivamente o atendimento médico ou odontológico, já que, através da ESF cria-se um vínculo afetivo com os pacientes, o que estimula uma relação de confiança. Esta é mais uma forma que temos, como representantes do Poder Público, de estarmos efetivamente cientes das necessidades da população”, destaca o prefeito de Seropédica Alcir Martinazzo.
A Unidade Básica de Saúde do bairro Fazenda Caxias é coordenada pelas enfermeiras Raquel Stepple, Dioreny França e Luiza de Jesus.
“Atualmente, temos em nossa base mais de 3000 famílias cadastradas. Os Agentes Comunitários de Saúde realizam visitas diárias às residências do bairro, já as visitas de médicos, dentistas e enfermeiros são agendadas conforme a necessidade de cada paciente”, explica Raquel Stepple.
Em Seropédica, o Programa de Estratégia de Saúde da Família está sob a coordenação de Carla Muniz, que é responsável por apresentar ao secretário de Saúde e Defesa Civil, Dr.º César Cilento, os relatórios que comportam às informações sobre as ações da ESF no município.
“Trabalhar na Estratégia de Saúde da Família requer muito amor e respeito, pois entramos na casa das pessoas, vivenciamos cada problema, lidamos com as famílias diretamente, ou seja, criamos um laço de confiança entre o Poder Público e a população através da área de Saúde. Fazemos um tratamento humanizado, trabalhando de acordo com as possibilidades de cada paciente, visto que o atendimento domiciliar é focado justamente em pessoas que não têm condições de se locomoverem até a Unidade de Saúde, seja por qual motivo for”, conta a dentista Geneci Costa, da UBS Fazenda Caxias.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post