A Carreta Morhan da Saúde chega a Seropédica nesta sexta-feira (14), vai ficar estacionada na Praça do Km 40, de 9:00 as 16:00 horas, oferecendo atendimento gratuito e exames para hanseníase, além de esclarecer dúvidas da população sobre a doença infecciosa crônica e curável que causa, sobretudo, lesões de pele e danos aos nervos.
A doença já deveria estar erradicada, mas atinge cerca de 30 mil pessoas no país ao ano. O Brasil está em segundo lugar no ranking de países com novos casos de hanseníase, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença tem cura e o tratamento é oferecido gratuitamente no SUS.
A hanseníase, comumente conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen, que lesiona os nervos periféricos e reduz a sensibilidade da pele. Geralmente, o distúrbio ocasiona manchas esbranquiçadas em áreas como mãos, pés e olhos, mas também podem afetar o rosto, as orelhas, nádegas, braços, pernas e costas. Apesar de não ter cura, o tratamento é capaz de controlar a doença e bloquear a transmissão da bactéria para indivíduos de convívio próximo.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo