CAPSI de Seropédica dá Palestra sobre Depressão no C.E. Alvarina de Carvalho Jannotti
26 de setembro de 2018

Alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Alvarina de Carvalho Jannotti de Seropédica participaram nesta quarta-feira (26), de uma palestra sobre prevenção a depressão e suicídio, da Campanha Setembro Amarelo. A Palestra foi ministrada pelas Psicólogas do Centro de Atendimento Psíquico Social Infantil (CAPSI), que de forma preventiva, abordaram de maneira leve e real assuntos que, para muitos, não é tão fácil de lidar, a depressão e o suicídio. Juntos, psicólogas e alunos, refletiram sobre situações difíceis enfrentadas durante a adolescência, seus motivos e como melhor encará-las. 

Foi distribuído, lápis e papel, onde os alunos colocaram numa caixa suas perguntas e duvidas pessoais sobre depressão. Alguns alunos destacavam a falta de atenção de seus pais e falta de carinho. Muitos alunos se interessaram sobre como ajudar uma pessoa em estado de depressão.

Adapt Link Internet - Black Friday

A Coordenadora e Psicóloga do CPSI da Prefeitura de Seropédica, Ângela Maria Moura Barbosa, falou com os alunos sobre bullying, que também é uma forma da pessoa ficar depressiva e muitos cometeram suicídio devido a isso. Ângela se colocou à disposição para orientá-los, e aonde buscarem ajuda no caso de alguma pessoa na família que tenha depressão. “Aprender a lidar com as dificuldades e frustrações treina o indivíduo para uma vida social plena e responsável consigo e com o outro”. Destaca.

Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O CAPSI de Seropédica se coloca à disposição para dar palestra sobre depressão em outras escolas, basta entrar em contato pelo Telefone e Whatsapp (21) 975624348.

O Diretor do Colégio Jannotti, Robson Cordeiro da Silva, agradeceu aos palestrantes e falou que este problema de depressão todos podem ter, e falou sobre um caso pessoal. Robson orientou os alunos, que no caso de algum deles ter este problema que busquem ajuda, que o tratamento vai ajudar a recuperar sua auto estima e ter uma vida normal.

O Colégio Estadual Alvarina de Carvalho Jannotti, tem 160 alunos sendo que 70 alunos são da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Colégio Jannotti oferece vagas para alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio: “Aqui temos quadra esportiva e laboratório de informática, que ajuda os alunos aprenderem computação e a fazerem pesquisas (estamos instalando internet). Convido as pessoas do Bairro Fazenda Caxias a conhecerem o nosso colégio. Alguns alunos que saíram daqui, hoje fazem faculdade na UFRRJ. Nossos professores são qualificados e se preocupam com o aprendizado de seus alunos. Às culminâncias têm demonstrado isso, onde os projetos apresentados pelos alunos mostram a qualidade de ensino que damos aqui”. Salienta Robson.   

Em destaque: Diretor do Colégio Jannotti, Robson Cordeiro da Silva

Em destaque: Coordenadora e Psicóloga do CPSI da Prefeitura de Seropédica, Ângela Maria Moura Barbosa

Dependências do Colégio