Comemorado hoje, em Seropédica, o aniversário de 19 anos do Centro de Atenção Psicossocial Bicho da Seda( Caps II ) . O trabalho, que começou no bairro de Piranema,em 1996, com a equipe precursora formada pelos Psiquiatras Luís Carlos, Lecy Caldas e Sergio Alarcon; Assistente Social Jupiara e Terapeuta Ocupacional Maria da Conceição, vivenciou a transição do modelo hospitalocêntrico e asilar( Internações Psiquiátricas) para a humanização do conceito de Saúde Mental( Serviço de atenção diária) dentro no município.
Vivenciando com toda a sua plenitude, a Reforma Psiquiátrica, promulgada na data de 06 de Abril de 2001, pela Lei 10.216; o Caps iniciou a transformação da cultura de exclusão, para a possibilidade e concretização do exercício da cidadania, autonomia e repensar das potencialidades de usuários e familiares. Atualmente, através da equipe multidisciplinar , composta por : Assistente social, Enfermeiro, Psicólogo , Terapeuta Ocupacional, Psiquiatra, Psicopedagogo, Técnico de Enfermagem e equipe de apoio; realiza-se uma relevante contribuição à população do município , através do atendimento Psicossocial.
Dentro do Programa de Saúde Mental de Seropédica, que tem como Coordenadora , a Assistente Social Jamilla Barros. O Caps funciona de segunda à sexta- feira , das 08 às 17 hs ( Rua: Euclides Pereira /nº06 /Bairro: Fazenda Caxias) e atua como a porta de entrada, das demandas relacionadas aos Transtornos mentais e Dependência Química. Tem como Coordenadora Técnica , a Assistente Social Fabiola Espolador Ramalho e Equipe Técnica composta de: Angela, Lúcia, Cléia e Henrique ( Recepção e Administrativos ); Edileuza ( Serviços Gerais ); José Paulo, Elizete, Solange e Marcia ( Técnicos de Enfermagem); Mariza , Sueli, Carlos Roberto e Sonimar (Psicólogos); Maria da Conceição ( Terapeuta Ocupacional ); Ana Helena ( Psicopedagoga); Raíssa ( Enfermeira); Sergio Alarcon e Lecy Caldas ( Psiquiatras). Vigias( Tainara e Monica ).
Foi com grande alegria e emoção, a celebração desta data ; aonde recebemos as Coordenadoras do Cras e Creas , Sueli e Elizabeth Calderini, estagiários e funcionários. A animação da festa, foi realizada pelo músico Badú e contagiou os pacientes, familiares e todos os presentes, com o trabalho de ritmos e percussão. Recebemos também , a presença do Dr Luis Carlos ( Psiquiatra do CEMES), que levou o seu carinho pelo serviço.
O Prefeito Martinazzo elogiou o serviço prestado pelos funcionários do Caps II: “A Prefeitura de Seropédica esta procurando dar um serviço de excelência a todos os munícipes. aprendemos que um serviço de qualidade excepcional não decorre de uma mudança simplesmente, mas de uma cultura voltada para isso. É fácil colocar a prestação de serviços de qualidade como uma missão. e é isso que esta sendo realizado pelo Caps de Seropédica. como outras umidades de saúde de nossa cidade, queremos ser referencia para outros municípios como melhor atendimento humanizado” destaca Martinazzo.
Deixe a sua opinião sobre o post