Comemorado hoje, em Seropédica, o aniversário de 19 anos do Centro de Atenção Psicossocial Bicho da Seda( Caps II ) . O trabalho, que começou no bairro de Piranema,em 1996, com a equipe precursora formada pelos Psiquiatras Luís Carlos, Lecy Caldas e Sergio Alarcon; Assistente Social Jupiara e Terapeuta Ocupacional Maria da Conceição, vivenciou a transição do modelo hospitalocêntrico e asilar( Internações Psiquiátricas) para a humanização do conceito de Saúde Mental( Serviço de atenção diária) dentro no município.
Vivenciando com toda a sua plenitude, a Reforma Psiquiátrica, promulgada na data de 06 de Abril de 2001, pela Lei 10.216; o Caps iniciou a transformação da cultura de exclusão, para a possibilidade e concretização do exercício da cidadania, autonomia e repensar das potencialidades de usuários e familiares. Atualmente, através da equipe multidisciplinar , composta por : Assistente social, Enfermeiro, Psicólogo , Terapeuta Ocupacional, Psiquiatra, Psicopedagogo, Técnico de Enfermagem e equipe de apoio; realiza-se uma relevante contribuição à população do município , através do atendimento Psicossocial.
Dentro do Programa de Saúde Mental de Seropédica, que tem como Coordenadora , a Assistente Social Jamilla Barros. O Caps funciona de segunda à sexta- feira , das 08 às 17 hs ( Rua: Euclides Pereira /nº06 /Bairro: Fazenda Caxias) e atua como a porta de entrada, das demandas relacionadas aos Transtornos mentais e Dependência Química. Tem como Coordenadora Técnica , a Assistente Social Fabiola Espolador Ramalho e Equipe Técnica composta de: Angela, Lúcia, Cléia e Henrique ( Recepção e Administrativos ); Edileuza ( Serviços Gerais ); José Paulo, Elizete, Solange e Marcia ( Técnicos de Enfermagem); Mariza , Sueli, Carlos Roberto e Sonimar (Psicólogos); Maria da Conceição ( Terapeuta Ocupacional ); Ana Helena ( Psicopedagoga); Raíssa ( Enfermeira); Sergio Alarcon e Lecy Caldas ( Psiquiatras). Vigias( Tainara e Monica ).
Foi com grande alegria e emoção, a celebração desta data ; aonde recebemos as Coordenadoras do Cras e Creas , Sueli e Elizabeth Calderini, estagiários e funcionários. A animação da festa, foi realizada pelo músico Badú e contagiou os pacientes, familiares e todos os presentes, com o trabalho de ritmos e percussão. Recebemos também , a presença do Dr Luis Carlos ( Psiquiatra do CEMES), que levou o seu carinho pelo serviço.
O Prefeito Martinazzo elogiou o serviço prestado pelos funcionários do Caps II: “A Prefeitura de Seropédica esta procurando dar um serviço de excelência a todos os munícipes. aprendemos que um serviço de qualidade excepcional não decorre de uma mudança simplesmente, mas de uma cultura voltada para isso. É fácil colocar a prestação de serviços de qualidade como uma missão. e é isso que esta sendo realizado pelo Caps de Seropédica. como outras umidades de saúde de nossa cidade, queremos ser referencia para outros municípios como melhor atendimento humanizado” destaca Martinazzo.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post