Representantes da Prefeitura de Seropédica participaram nesta sexta-feira (07) e sábado (08), do workshop Charrette Metropolitana, que foi sediado em Petrópolis. O evento, que é promovido pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental, Banco Mundial e Caixa Econômica Federal, tem como objetivo, reunir autoridades para discutir propostas para auxiliar no planejamento das ações da Câmara e subsidiar o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano Integrado.
O diretor executivo da Câmara Metropolitana, Vicente Loureiro falou sobre o evento e afirmou que haverão outros encontros para discutir o assunto.“É a primeira vez que um Plano Estratégico é elaborado e a primeira vez que ocorre um encontro de secretários das áreas de desenvolvimento urbano da Região Metropolitana. Outros eventos serão realizados com a participação da iniciativa privada e mais representantes da sociedade civil”, ressaltou Loureiro.
Fábio Cavalcante, secretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Seropédica mostrou que está preocupado com o crescimento da região. “A região Metropolitana tem crescido muito e nossa preocupação visa fomentar um crescimento organizado, que gere emprego e renda para a população de Seropédica. Com isso, todos ganham”, destacou Fábio Cavalcante.
Durante o encontro, autoridades de diversos municípios, empresários e membros da sociedade civil debateram e abordaram questões que deverão beneficiar toda região metropolitana, como o desenvolvimento urbano e mobilidade, desenvolvimento econômico, sustentabilidade, entre outros. Participaram ainda do evento o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável Alessandro Clementino, secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintella, o secretário de Obras Caio Ferreira e o ex Planejamento e Desenvolvimento Sustentável e idealizador do ProjetoSeropédica Sustentável – Um Olhar para o Futuro Wilson Beserra.
O projeto “Seropédica Sustentável – Um Olhar para o Futuro” criado pela Prefeitura de Seropédica fará parte do plano da Câmara Metropolitana. O projeto em questão apresenta dados do município ressaltando sua vocação logística, ao mesmo tempo que projeta soluções de médio e longo prazo no que tange ao desenvolvimento sustentável da cidade. Segundo o projeto passam por Seropédica e em seu entorno 70% do PIB brasileiro e 35% do PIB sul-americano. “Além de pensar no presente temos que planejar o futuro, estamos demonstrando a capacidade de desenvolvimento de Seropédica, juntos iremos transformar Seropédica em uma cidade melhor para se viver, as mudanças acontecem rapidamente, temos que ter um raciocínio veloz, certamente nosso município irá crescer muito, nossa cidade está sendo pensada e organizada da melhor forma possível, queremos ser uma referência para o Estado”, afirmou o prefeito Martinazzo.
O projeto consiste em um planejamento estratégico da cidade como um todo e aborda questões ambientais, sociais, econômicas, culturais e da saúde para benefício de todos. Um dos pontos principais do projeto abrange o estimulo do desenvolvimento do bairro do Incra em um local de turismo agroecológico, com incentivo ao turismo rural através do resgate da identidade agropastoril, da produção orgânica de alimentos, de eventos gastronômicos, hotelaria rural, polo de bebidas artesanais, entre outros atrativos.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post