Através da Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios (Semama), a Prefeitura de Seropédica, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater) realizou nesta segunda-feira (15), no bairro Carretão, uma reunião com produtores rurais da região da microbacia hidrográfica da localidade conhecida como Valão d’areia. O intuito do encontro foi informá-los sobre o Programa Rio Rural, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida no campo e conciliar o aumento da renda do produtor rural com a conservação dos recursos naturais.
Uma das diretrizes do ‘Rio Rural’ foi a criação do Centro de Vivência das Áreas de Proteção Ambiental (Cvapa), trata-se de um espaço revitalizado recentemente e que servirá para a realização de reuniões, cursos e oficinas, além de servir como central de apoio técnico aos produtores e de área de recreação para crianças cujas famílias trabalhem como produtores rurais. Sob a Coordenação do Engenheiro Florestal da Diego Santana (Semama), o Cvapa oferece atualmente cursos de Corte e Costura e oficinas de Artesanato com materiais recicláveis, sendo atendidas semanalmente cerca de 15 pessoas em cada oficina/curso. Vale ressaltar que as atividades desenvolvidas no Cvapa são frutos de uma parceria existente entre a Emater e a Prefeitura de Seropédica.
Durante a reunião, o secretário de Ambiente e Agronegócios Ademar Quintella, que representou o prefeito de Seropédica, Alcir Martinazzo, afirmou que as atividades do Cvapa podem contribuir para a complementação da renda familiar, tratando-se de uma medida social pautada em questões relativas à área ambiental. “A Semama ainda oferece gratuitamente aos produtores a consultoria do Engenheiro Agrônomo Dr.º Ernane Martins e um trator equipado com arado, grade hidráulica, roçadeira mecânica e encanteiradora. Todo esse aparato é utilizado nas propriedades para o preparo do solo e plantio de cultivares diversos, bastando que os interessados façam seu cadastro e o agendamento para o uso das ferramentas”, explicou Ademar Quintella.
A Emater, representada pela técnica Barbara Brandt, apresentou aos produtores rurais as ações que pretende viabilizar no município em parceria com Prefeitura, além de fazer um levantamento das demandas dos produtores para posterior busca de soluções.
“Além de auxiliarmos e facilitarmos a vida do produtor rural oferecendo equipamentos necessários ao trabalho e fornecendo consultoria gratuita, por meio do Cvapa também estamos agindo de maneira social dentro das comunidades rurais, possibilitando que os membros famílias que trabalham com agricultura familiar, além do trabalho rural, também tenham opções de complementação de renda através dos cursos e oficinas oferecidos gratuitamente pela Prefeitura. Mais uma vez é bom ressaltarmos que as parcerias feitas ao longo de nossa gestão, com diferentes instituições, têm trazido inúmeros benefícios para Seropédica em diversas áreas”, lembrou o prefeito Martinazzo.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post