PREFEITURA DE SEROPÉDICA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AFTOSA
12 de novembro de 2015

2ª etapa da campanha visa imunizar animais com até 24 meses

 A Prefeitura de Seropédica, por meio da Secretaria de Ambiente e Agronegócio, iniciou nesta quinta-feira (12) a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa. O lançamento da campanha ocorreu no sítio do Dr Nelson, localizado no Bairro Fonte Limpa, zona rural da cidade.

Adapt Link Internet - Black Friday

 A campanha, que se estenderá até o dia 31 de Novembro, é realizada em parceria com o Departamento de Defesa Sanitária Estadual. A ação tem como objetivo preservar o patrimônio do pecuarista e contribuir para a economia do estado, mantendo a aftosa longe das fronteiras.

 O secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintella, adverte que o proprietário que não imunizar seu rebanho poderá sofrer sanções como o pagamento de multa e a proibição de comercializar animais, a produção de leite e demais produtos alimentícios de origem animal. “A vacinação contra a febre aftosa é obrigatória. Felizmente os proprietários já estão bem conscientes da obrigação de manter seus animais com as vacinas em dia”, afirmou o secretário.

 Os produtores incluídos neste programa da Secretaria de Ambiente e Agronegócio são aqueles possuidores de plantel com cerca de 50 animais, as propriedades enquadradas nesta condição recebem as doses de forma gratuita da Secretaria. Os demais criadores possuidores de plantel superior a este número deverão adquirir vacinas das casas agropecuárias e realizarem a vacinação por conta própria.

 A comprovação da imunização dos animais é exigida para a emissão da Guia de Transito de Animais (GTA); nos deslocamentos de bovinos entre propriedades, para exposições e abate em frigoríficos credenciados. Os produtores que não vacinarem ou não informarem os dados da vacinação estão sujeitos à multa e interdição. “A febre aftosa é uma doença bastante temida pelos pecuaristas, pois é uma das enfermidades animais mais contagiosas e causa importantes perdas econômicas, por isso é fundamental que os pecuaristas imunizem todo o rebanho com idade entre zero e 24 meses”, enfatizou Ademar Quintella.

vacinação febre febre aftosa

Área de comentários

Deixe a sua opinião sobre o post

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentário:

Nome:
E-mail:
Site: