Teve início nesta semana (quinta-feira dia 16/06) a implementação da horta medicinal na Melhor Idade do bairro Jardim Maracanã, em Seropédica, Grupo “Vivendo Com Amor”, coordenado pela Sra. Annete Silva dos Santos.
A implementação da horta, bem como a seleção das mudas está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Ambiente e Agronegócios, pela técnica Marilene da Cruz. Além das mudas plantadas no terreno do núcleo, os idosos estarão ganhando exemplares para cultivar em sua casa, bem como recebendo orientações sobre tratos culturais e manejo das mesmas.
Cerca de 40 mudas de espécies diversas serão plantadas, esta fase inicial contou com preparo do solo, seleção dos locais adequados para as mudas de sol e de sombra, limpeza da área e plantio de algumas mudas. Todo esse trabalho foi acompanhado pela coordenadora do núcleo Sra. Annete e teve a participação dos idosos em sistema de mutirão.
“Esta atividade complementar serve como exercício físico e é um estímulo para que o idoso compareça no núcleo e participe das demais ações desenvolvidas. O trabalho na horta será realizado todas as quintas-feiras a partir das 8:30 da manhã durante o meses de junho e julho, onde os idosos ainda participarão de oficinas de reaproveitamento de materiais” destaca Fabiana Silva, bióloga e coordenadora de educação Ambiental da SEMAMA .
O Secretário de Ambiente e Agronegócios, Ademar Quintela disse: “As plantas medicinais servem para complementar o tratamento de diversas doenças mas não devem ser utilizadas sem o conhecimento do médico pois podem ocasionar alguma interação medicamentosa e interferir no processo de cura da doença”.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post