Foi realizado nesta terça-feira (24) a XI Conferencia Municipal de Assistência Social de Seropédica, o evento aconteceu no Auditório do CAIC Paulo Dacorso Filho com Tema: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.
Logo após o credenciamento foi realizado a mesa de abertura e teve a participação do Vice-prefeito Amaurildo Soares, representando o Prefeito Anabal, o Secretário de Governo, João José de Almeida, o Secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Antônio Freitas, a Diretora de Proteção Social Básica Especial, Enilda Maria Nazza da Silva, o Secretário de Comunicação Turismo e Eventos, Luiz Ramalho e o Vereador Bruno do Depósito.
Logo após a falação de todos da mesa, houve a apresentação do Coral da melhor Idade sobre regência de João Marcelo, que arrancou pedido de bis e muitos aplausos.
A palestra teve inicio com a Conselheira Estadual de Assistência Social do estado do Rio de Janeiro, Katia Vasques, que lembrou os cortes do orçamento realizado pelo Governo Federal em 2016 e 2017. Em 2016 houve muitas manifestações onde estávamos vivendo tempos de tormentas e temeridades, implementadas por uma agenda ultra neoliberal que estava retirando diariamente direitos sociais conquistados com muita luta pela classe trabalhadora”. Destaca Katia.
Em seguida foi a palestra de Ariane Rego de Paiva, com Graduação em Serviço Social, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Mestrado e Doutorado, Programa de Estudos, Pós-Graduada em Política Social pela UFF de Niterói, com o Tema: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.
Após o Coffee Break foi a vez da professora Fabiana Schmidt, com Graduação e Mestrado em Assistência Social pela PUC do Rio Grande do Sul, e Doutorado pela UERJ, que usou o Tema da Criança e do Adolescente.
Logo após houve a formação dos grupos onde foi elaborado as propostas dos eixos:
Eixo 1: Assistência Social: Direito do Povo
Eixo 2: Financiamento Público
Eixo 3: SUAS com participação social
Por fim foi eleito três delegados que participarão da Conferencia Estadual.
A Subsecretária de Assistência Social Karla Gama, finalizou a Conferência Municipal e agradeceu a presença de todos e falou: “Está Conferencia é um espaço que oportunizou a participação social, e assegurou momentos para discussão e avaliação da Política de Assistência Social, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos seus usuários e para eleição de prioridades”. Destaca.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo