Nesta terça-feira (02) a cidade de Seropédica está recebendo o projeto “Comunidade Eficiente”, que é uma iniciativa da empresa Light em parceria com a Prefeitura de Seropédica, trata-se de uma das ações da empresa como foco no Programa de Eficiência Energética da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). A ação acontece na Rua Niterói S/Nº, próxima à Clínica da Família do Vasquinho, no bairro Campo Lindo.
O projeto “Comunidade Eficiente” é itinerante e, utiliza um caminhão para orientar moradores das cidades por onde passa a respeito de questões relativas à energia elétrica, como por exemplo, segurança e economia. O objetivo do projeto, segundo representantes da empresa, é buscar a Eficiência Energética, que pode ser entendida como a obtenção de um serviço com baixo consumo de energia.
Através do “Caminhão Planeta Light” os moradores de Seropédica poderão conhecer um pouco mais sobre o projeto “Comunidade Eficiente”, obter dicas, atendimento comercial, e realizarem todos os serviços disponíveis em uma agência comercial comum da Light, também será realizado cadastramento dos beneficiários do CardÚnico na “Tarifa Social” de energia elétrica, que prevê benefícios aos cadastrados de acordo com a comprovação de determinadas características sociais, como descontos na conta de energia elétrica, por exemplo.
“É preciso conscientizar a população a respeito do que podemos fazer para otimizarmos o consumo de energia elétrica, dessa maneira todos podem fazer a sua parte em prol da eficiência energética, o que beneficia o município e cada cidadão em particular, visto que algumas medidas influenciam diretamente à economia de energia elétrica”, afirma o prefeito Martinazzo.
Dentre as dicas dadas aos moradores, visando à economia de energia, estão: Evitar banhos prolongados e em horários de pico (18h às 21h); Usar o chuveiro na posição “verão” (redução de 30% no consumo); Evitar abrir, várias vezes, a porta da geladeira; Não guardar alimentos quentes nem alimentos sem tampa na geladeira; Não deixar a impressora e o estabilizador ligados sem necessidade; Juntar grandes quantidades de roupas e passá-las de uma só vez, entre outras informações.
Já no que se refere a informações sobre segurança na utilização da energia elétrica, foram dadas as seguintes orientações: Não soltar pipas perto de fios elétricos e nunca tentar retirá-las quando presas nos fios; Não mudar a posição do chuveiro descalço ou com o corpo molhado; Não soltar balões, pois podem causar incêndios na rede elétrica; Não usar “benjamins” com muitos aparelhos conectados, pois provocam aquecimento dos fios, desperdiçam energia e podem causar curto-circuito; Não introduzir fios diretamente na tomada e não deixar que crianças mexam em aparelhos elétricos ou em tomadas e; Não pegar e nem passar perto de fios partidos e caídos na calçada ou na rua, os mesmos podem estar energizados, causar acidente e até a morte.
“Ampliaremos a oferta de ações de conscientização à população, não somente em relação à energia elétrica, mas em diversos assuntos que sejam relacionados à Assistência Social. Queremos tornar os cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres e, dessa maneira, formar uma sociedade mais igualitária”, disse a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Neuza Cezário.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post