Diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Seropédica, tomaram posse na tarde desta terça-feira (5).
A solenidade foi realizada no CRAS Campo Lindo, e contou com a presença da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Vandrea Furquim, e a Subsecretária de Assistência Social, Patrícia Gonçalves.
O Cerimonial foi dirigido pela Coordenadora de Conselhos da Assistência Social, Elisângela Araújo, que destacou que a inclusão Social é essencial para o desenvolvimento da nossa sociedade como todo.
Em seguida Elisangela passou a palavra para Presidente do Conselho, Jocilene Leal Tavares Dantas: “Hoje temos um Governo Municipal que abraça a nossa causa, que nos dá apoio. Este conselho é composto por pessoas que tenha algum tipo de deficiência, ou que sejam ligados a algumas pessoas desta forma. As atribuições do conselho são acompanhar e fiscalizar a efetiva implantação e implementação da política de atendimento da pessoa com deficiência, como também definir e acompanhar prioridades de aplicação dos recursos públicos municipais destinados aos serviços de atendimento e de assistência social voltados para este segmento”.
A Secretaria de Assistência Social e Vice-prefeita, Vandrea Furquim, parabenizou a todos pela construção do Conselho e pela posse, e disse: “Estamos construindo um novo modelo de gestão para nossa cidade, estamos fazendo de Seropédica uma cidade mais democrática e cidadã. Hoje estamos felizes em dar posse a este conselho, sabemos que estamos dando um passo importantíssimo para dar voz e acesso a todas as esferas do governo, estamos construindo uma cidade para todos e todas”. Enfatiza Vice-prefeita, Vandrea Furquim.
A Subsecretária de Assistência Social, Patrícia Gonçalves, falou que todos estão dando um passo importante na construção do Conselho da Pessoa com Deficiência. Patrícia alertou ainda: “O conselho tem como objetivo de assegurar à pessoa com deficiência a liberdade, o respeito e a dignidade como pessoa humana e sujeito de direitos e criar condições para promover a sua integração e participação efetiva na sociedade”.
O Conselho é consultivo, deliberativo, supervisor, controlador e fiscalizador da política de defesa dos direitos da pessoa com deficiência e sua composição é paritária; 50% de membros do poder público e 50% de representantes de entidades não governamentais da sociedade civil atuantes no campo da promoção, atendimento e defesa dos direitos ou ao atendimento da pessoa com deficiência.
O Conselho é composto
Presidente: Jocilene Leal Tavares Dantas; Governamental
Vice-presidente: Emanuelle Genario Gomes – Aluna do CMEI
1º Secretária: Janaina das Chagas Mascarenhas
2º Secretaria: Fatima de Castro Genario Christino
Logo após a Secretária de Assistencia Social, entrega o Certificado de posse para todos.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post