PREFEITURA DE SEROPÉDICA REALIZA 4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
A Prefeitura de Seropédica realizou nesta terça-feira, 30 de Junho, a 4ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa, o evento aconteceu das 7h às 12h, no CAIC-Paulo Dacorso Filho, localizado no quilômetro 7 da BR-465 (km 47 da ant. Est. Rio-São Paulo). A Conferência foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH). O tema do evento foi “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa por um Brasil de todas as Idades”, a Vice-Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas Idosa, Roseli Lorenzato, realizou uma palestra sobre o tema.
Segundo o Presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Melquíades Celestino, alguns dos objetivos da Conferência são: Reafirmar competências dos órgãos governamentais, não-governamentais e demais integrantes da rede de proteção a pessoas idosas para implementar políticas e ações que privilegiem a promoção, defesa e proteção dos direitos das pessoas idosas; além de sensibilizar a sociedade civil para a questão do envelhecimento progressivo da população, bem como debater temas relevantes ao campo do envelhecimento, avaliando os avanços e desafios das demandas reais identificadas junto à população idosa, entre outros.
“Precisamos realizar ações deste porte para garantir o efetivo cumprimento dos direitos dos idosos. Além de conscientizar os próprios idosos, que muitas vezes não conhecem seus direitos, e a sociedade em geral, que em várias situações priva os idosos do acesso a esses direitos, esta Conferência também busca fortalecer na mentalidade das pessoas à importância dos cidadãos idosos em todo o processo de construção da sociedade brasileira”, declarou o representante do Prefeito Martinazzo no evento, David Maciel, chefe de Gabinete.
Ficou acordado durante a Conferência que no próximo dia 03 de julho serão eleitos os 5 delegados que representarão Seropédica na Conferência Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoas Idosa, onde serão eleitos os representantes do estado do Rio de Janeiro na Conferência Nacional, que acontece em 2016. O Vereador Oscar Goulart, que faz parte do Grupo da Melhor Idade de Seropédica, esteve presente no evento representando o Poder Legislativo Municipal
“Durante a Conferência procuramos debater sobre os direitos das pessoas idosas sob a ótica da gestão dos programas, projetos, ações e serviços direcionados a esta classe, além de esclarecermos questões referentes ao Fundo Municipal do Idoso (Lei 12213/10) e do orçamento público para a realização das ações direcionadas a este público e também dialogarmos sobre a participação política e social dos idosos nas decisões que afetam diretamente a eles”, afirmou Antônio Garbocci Bruno, secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Seropédica.
Segundo dados de 2012 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 23,5 milhões de brasileiros têm 60 anos ou mais e compõem 12,1% da população do país. A maior parte da população idosa é composta por mulheres (55,7%) e está em áreas urbanas (84,1%). Pelo menos 3,4 milhões de pessoas idosas (14,4%) vivem sozinhas, 85% dos idosos brasileiros são ativos e 6% são idosos dependentes, 27% das famílias brasileiras têm pelo menos um idoso e 53% das famílias brasileiras são mantidas por idosos.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post