Evento reuniu uniu especialistas e representantes dos setores público e privado para formalização de compromisso com o meio ambiente
Rio de janeiro, janeiro de 2025 – O Porto Sudeste, porto privado localizado na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), assinou o Pacto pela Sustentabilidade do Ministério dos Portos e Aeroportos (MPor) em cerimônia realizada na sede da B3, em São Paulo. Parte da nova Política de Sustentabilidade do ministério, o Pacto é um compromisso voluntário direcionado às empresas portuárias, aeroportuárias e hidroviárias que desejem atuar com mais transparência, atestando a efetividade das suas iniciativas voltadas para o ESG.
“O Pacto é uma oportunidade para as empresas se unirem em prol de um objetivo comum: tornar os portos brasileiros uma referência de sustentabilidade. A troca de experiências irá permitir que encontremos soluções para problemas universais dentro do setor e auxiliar no desenvolvimento dos portos”, opina Ulisses Oliveira, Diretor de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade no Porto Sudeste, presente no evento.
A cerimônia contou com a participação do Ministro do MPor Silvio Costa Filho, que apresentou a Agenda Anual da Política de Sustentabilidade para o setor público e o Pacto pela Sustentabilidade para a iniciativa privada, além de um sistema para a obtenção de selos que premiam as soluções de governança, ambientais e sociais. Divididos nas categorias bronze, prata, ouro e diamante, o prêmio permite um maior reconhecimento para as empresas inscritas.
“A concessão de selos que comprovam a efetividade das iniciativas de ESG, chancelados pelo Ministério de Portos e Aeroportos, poderá engajar ainda mais o setor em torno do tema. Por ter o potencial de se tornar uma vantagem competitiva, veremos uma competição positiva e benéfica para a sociedade e o meio ambiente em busca da sua obtenção”, conclui Ulisses.
Sobre o Porto Sudeste
O Porto Sudeste é um porto privado, projetado para movimentar diversos tipos de granéis sólidos, em especial o minério de ferro, e líquidos. Atualmente, é um dos terminais mais eficientes do Brasil, com capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas por ano, com licença de expansão para até 100 milhões de toneladas/ano. O empreendimento é considerado um dos mais modernos do país. Localizado em área abrigada na Baía de Sepetiba, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), o empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção de minério de ferro vindo de Minas Gerais, e para as operações de transbordo de petróleo e derivados dos navios que vêm da Bacia de Santos, berço do pré-sal. O Porto Sudeste gera empregos para a região, aumenta a arrecadação de impostos e promove o desenvolvimento para o município de Itaguaí.
Deixe a sua opinião sobre o post