Figurinhas do aplicativo de mensagens deixam de seguir o design da Apple
O WhatsApp para celulares Android agora possui emojis próprios. Na última segunda-feira (2), a versão beta do aplicativo adicionou um novo design para as figurinhas, que deixaram de seguir o padrão da Apple. Até então, o mensageiro utilizava os modelos da empresa de Cupertino para tornar universal os desenhos nos smartphones Android e no iPhone(iOS).
Por enquanto, a mudança está visível apenas quem possui a versão 2.17.364 beta instalada. A informação foi revelada pelo Emojipedia, que funciona como um catálogo online de emojis. Segundo o site, essa é a primeira vez que o WhatsApp adota suas próprias figurinhas.
Os emojis são desenhos usados para expressar sentimentos em conversas na Internet. Ao adotar figurinhas próprias para seu app, o mensageiro parece estar seguindo o caminho do Facebook e do Messenger, que também possuem desenhos exclusivos. O WhatsApp não adicionou novos emojis, apenas redesenhou os que já estavam no aplicativo.
Apesar das mudanças, o design dos novos emojis ainda é semelhante ao das figurinhas usadas pela Apple. No entanto, elas ganharam traços e cores diferentes. A imagem abaixo coloca lado a lado o teclado de emojis do WhastApp nas versões oficiais para iPhone, para Android e na versão beta.
Os emojis são diferentes nos celulares com sistemas do Google e da Apple. Além disso, muitas fabricantes que utilizam Android em seus smartphones criam novos designs para as carinhas. Para evitar confusão com os significados dos emojis, o WhatsApp optou por usar os desenhos da Apple como padrão. Assim, pelo menos dentro do mensageiro, os usuários sempre veriam as mesmas figurinhas. Agora, pela primeira vez, o app adotou desenhos próprios para as carinhas.
Ainda não há previsão de chegada dos emojis originais do WhatsApp às versões oficiais do aplicativo para smartphones Android e iPhone, mas isso deve acontecer em breve. No entanto, vale lembrar que, como a novidade ainda está na versão de testes, é possível que sofra alterações até chegar à versão final.
Formado em Sistemas de Informação pela FAETERJ, carioca de coração, apaixonado por teologia, tecnologia, matemática, geografia, história e pela sociedade em geral.