A Vermelha e Branca, como é conhecida, tinha ficado em 2ºlugar em 2023. Enredo sobre Padre Cícero e a fé do povo nordestino foi premiado com o acesso à elite do samba. Império Serrano ficou em segundo lugar e Estácio de Sá, em terceiro.
A Unidos de Padre Miguel é a campeã da Série Ouro do carnaval 2024 do Rio de Janeiro. A escola estreia no Grupo Especial em 2025.
Conhecida como a Vermelha e Branca da Zona Oeste do Rio de Janeiro, homenageou Padre Cícero e a fé do povo nordestino.
Por tradição, a escola que sobe do acesso abre os desfiles do Grupo Especial, no domingo de carnaval.
Império Serrano ficou em segundo lugar e Estácio de Sá ficou com a terceira colocação.
Império da Tijuca e Sereno de Campo Grande foram as duas escolas rebaixadas para a Série Prata.
A Unidos de Padre Miguel chegou a sair na 1ª divisão do carnaval em 1972, no então chamado Grupo 1, e ficou em último. Em 1990, a elite foi rebatizada para Grupo Especial.
Veja em detalhe classificação das escolas e as notas de cada jurado quesito a quesito:
A UPM liderou a apuração de ponta a ponta e só tirou 1 nota diferente de 10: 9,9 em Enredo, descartada pelo regulamento. Com isso, o Boi Vermelho obteve 270 pontos, ou 100% de aproveitamento.
O desfile
Padre Miguel foi a 5ª escola do segundo dia de desfiles da Série Ouro, no sábado (10). No enredo “O redentor do sertão”, os carnavalescos Lucas Milato e Edson Pereira se fiaram na figura de Padre Cícero para mergulhar no imaginário místico popular do povo nordestino.
A comissão de frente representou o nascimento do menino Cícero, que para muitos era Deus voltando à Terra. No tripé, surgia uma mãe com uma criança nossa braços.
O Boi Vermelho da Zona Oeste desfilou com três alegorias e dois tripés, sendo um da comissão de frente. No abre-alas, a escultura de Padre Cícero chamou atenção pelo tamanho, traços e movimento.
As baianas vieram de Capela de Nossa Senhora das Dores.
Oito escolas da Série Ouro abriram o Carnaval no Sambódromo do Rio
As notas 10 conquistadas pelas escolas
- Nota 10 em Alegorias e Adereços: União de Maricá, Unidos de Padre Miguel;
- Nota 10 em Bateria: Acadêmicos de Vigário Geral, Estácio de Sá, Unidos da Ponte, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Unidos de Bangu, Império Serrano;
- Nota 10 em Evolução: União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel;
- Nota 10 em Mestre-Sala e Porta-bandeira: Acadêmicos de Niterói, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Império Serrano;
- Nota 10 em Comissão de frente: Estácio de Sá, União de Maricá, Unidos de Padre Miguel, São Clemente, Império Serrano;
- Nota 10 em Enredo: Parque Acari, Estácio de Sá, Acadêmicos de Niterói, Unidos da Ponte;
- Nota 10 em Harmonia: Estácio de Sá, União de Maricá, Unidos de Padre Miguel;
- Nota 10 em Samba-Enredo: Estácio de Sá, Unidos da Ponte, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, Unidos de Bangu;
- Nota 10 em Fantasias: União de Maricá, União da Ilha do Governador, Unidos de Padre Miguel, Império Serrano.
Anny Alves, musa da Unidos de Padre Miguel — Foto: Cristina Boeckel/g1
O que cada quesito julga
Em ordem alfabética:
Alegorias e adereços: é dividido nos subquesitos concepção e realização. No primeiro, avaliam-se a adequação dos itens ao enredo e a criatividade, desde que haja significado. No segundo, valem a impressão causada pelas formas, materiais e cores, o acabamento (inclusive das partes traseiras e geradores) e o papel e a fantasia dos destaques. Perde pontos a escola que deixar pedaços de fantasias, materiais estranhos ou geradores aparentes.
Bateria: a manutenção regular e a sustentação da cadência em consonância com o samba-enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos; e a criatividade e a versatilidade.
Comissão de Frente: em indumentária, a capacidade de impactar o público. Em apresentação, se o saudaram e se foram coordenados e síncronos. Perde ponto a comissão que perder parte da roupa.
Enredo: em concepção, valem o argumento, o desenvolvimento a importância e a densidade cultural. O jurado avalia a clareza, a coerência e a coesão na roteirização do desfile, de modo a facilitar o entendimento do tema. Também conta pontos a criatividade no enfoque ou “recorte” escolhido. Em realização, é vista a adaptação do conceito para o que é apresentado na Avenida, como a sequência das alas e alegorias, a criatividade e a carnavalização do tema proposto. Perde pontos a escola que não apresentar na pista alegorias, tripés ou alas descritos no roteiro. Itens a mais ou trocados também geram punição.
Evolução: é a fluência da apresentação. O julgador avalia a espontaneidade, a criatividade, a empolgação e a vibração dos desfilantes, bem como a coesão do desfile —a manutenção de espaçamento o mais uniforme possível entre alas e alegorias. Perde pontos a escola que deixar buracos ou permitir que alas se misturem.
Fantasias: em concepção, a adequação ao enredo e a criatividade. Em realização, a impressão causada pelas formas, materiais e cores; o acabamento e a leveza; e a uniformidade de detalhes. Perde ponto a escola com desfilantes com roupas incompletas.
Harmonia: é o entrosamento entre o ritmo e o canto, e o avaliador deve estar atento à perfeita igualdade do canto do samba-enredo pelos componentes, em consonância com o intérprete e a manutenção da tonalidade; há punição se qualquer integrante for flagrado sem cantar.
Mestre-sala e Porta-bandeira: contam pontos a roupa, o bailado, a harmonia do casal e a proteção do pavilhão. Perde ponto a dupla que deixar a bandeira enrolar ou que perder parte da fantasia.
Samba-enredo: para a letra, adequação ao enredo, a riqueza poética, beleza e bom gosto e à adaptação dos versos com os desenhos melódicos. Para a melodia, as características rítmicas, a riqueza, a beleza e o bom gosto e a capacidade de facilitar o canto e a dança dos desfilantes.
Baianas da UPM — Foto: Rafael Catarcione/Prefeitura do Rio
- ACADÊMICOS DE NITERÓI
- ACADÊMICOS DE VIGÁRIO GERAL
- ARRANCO DO ENGENHO DE DENTRO
- EM CIMA DA HORA
- ESTÁCIO DE SÁ
- IMPÉRIO SERRANO
- IMPÉRIO DA TIJUCA
- INOCENTES DE BELFORD ROXO
- PARQUE ACARI
- SERENO DE CAMPO GRANDE
- SÃO CLEMENTE
- UNIDOS DA PONTE
- UNIDOS DE BANGU
- UNIDOS DE PADRE MIGUEL
- UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR
- UNIÃO DE MARICÁ
Fonte: G1
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post