O Caminhão de Coleta de Lixo domiciliar passa três vezes por semana no bairro Vera Cruz, em Seropédica, mas mesmo assim alguns moradores jogam o lixo em terrenos baldios, como mostra as fotos tiradas nesta segunda-feira (5/02).
O mau hábito de jogar lixo nas ruas traz prejuízo a todos. Nem sempre as pessoas têm buscado a forma correta na hora de descartar o seu lixo. É comum andar em alguns bairros e se deparar com bueiros entupidos, lixos espalhados e amontoados. Esse é um problema que acaba interferindo no funcionamento correto da rede de drenagem, porque a sujeira dificulta a passagem da água impedindo que ela escoe num tempo menor que o previsto, ficando acumulada por muito tempo nas ruas.
Além de provocar inundação, o lixo trás doenças através de roedores e moscas e mosquitos, além de prejuízos financeiros para prefeitura, que tem de deslocar várias vezes ao mesmo local, maquinas e caminhões para recolher lixo e entulhos.
A prefeitura de Seropédica tem trabalhado para garantir que a cidade esteja limpa, principalmente no verão quando tem chuvas intensas, para que os transtornos do período sejam os mínimos possíveis. Também trabalha para evitar a proliferação do Aedes Aegypti, transmissor de várias doenças, como a Dengue, mas para isso, a população precisa fazer sua parte e ajudar a manter a cidade limpa.
“Precisamos ter consciência de que os espaço públicos são os bens mais importantes de uma cidade, pois é nestes ambientes que os cidadãos exercem os seus direitos, de convívio democrático e realizam a troca de experiências, por isso precisam sempre estar limpos, bonitos e agradáveis para que todos possam utilizar. Vamos fazer nossa parte”. Enfatiza o Secretário de Obras Patrick Figueira.
Notícias de Seropédica, do Brasil e do Mundo
Deixe a sua opinião sobre o post